Poliany Mota

 

Divinópolis recebe neste sábado (26) e domingo (27) a 5ª Etapa e Final do II Campeonato Mineiro de Agility. O esporte, praticado por duplas compostas por cão e treinador, é uma competição de agilidade, em que o objetivo é terminar a prova passando por todos os obstáculos, sem cometer infrações, e no menor tempo possível.

 

O evento será realizado na Pista Esporte – Lazer, localizada à Rua Além Paraíba, esquina com a Avenida Antônio Olímpio de Morais. No sábado a disputa começa às 16h e no dominho às 09h. A entrada é gratuita e além da competição, haverá feira de adoção, com cerca de 30 animais da SPAD (Sociedade Protetora dos Animais de Divinópolis).

 

Participam da fase final quarenta duplas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Os animais são distribuídos em três categorias, mini, midi e standard, de acordo com seu tamanho, e em quatro graus: Iniciante; Grau I, já possui algumas experiência; Grau II e III, que são para duplas mais experientes.

 

Pode praticar o esporte qualquer cão que possua boa saúde. No Campeonato Mineiro dentre os animais participantes, a maioria é da raça Border Collie e Golden Retriever. Entretanto, outras raças também marcam presença, como o Beagle, Yorkshire Terrier e até mesmo cães sem raça definida, o famoso vira-lata.

 

“O agility pode ser praticado por qualquer pessoa. Para se ter ideia, tem equipe que a pessoa mais nova tem nove anos e o mais velho tem cinquenta. Hoje Divinópolis é o carro chefe do esporte em Minas Gerais, na última edição tivemos vários divinopolitanos entre os primeiros colocados”, contou o coordenador da Confederação Mineira de Agility, Adriano Soares.

 

O ranking do II Campeonato Mineiro de Agility, com a pontuação das últimas quatro etapas, está disponível no site da Confederação Brasileira de Agility (CBA) (clique aqui).