Seis meses após ser sancionada a norma não saiu do papel e gera preocupação com riscos de acidentes

Seis meses após ser sancionada a lei 8.493/2018 ainda não deixou o papel. A norma fala sobre a obrigatoriedade do alinhamento e a retirada de fios em desuso e também desordenados nos postes de energia elétrica de Divinópolis. Mesmo com riscos que eles apresentam, a fiscalização é omissa.

Autora de um dos pedidos, a ausência de fiscalização foi citada pela vereadora, Janete Aparecida (PSD) nesta terça-feira (05). Além do perigo anunciado, em casos de ocorrências, nem sempre é possível identificar a empresa responsável pelos fios.

“Existem postes em que as fiações deixam de ser utilizadas e elas são simplesmente abandonadas”, disse a vereadora.

Ausência de resposta

A vereadora tentou junto a prefeitura uma posição sobre a fiscalização, mas foi deixada no vácuo. Já a Cemig, segundo Janete, houve uma resposta sem objetividade. Ela irá pedir uma reunião com o responsável da companhia, com o objetivo de resolver o caso.

“Queremos que a Cemig tenha uma postura e se for necessário, iremos pedir uma audiência pública com as empresas, Cemig e Prefeitura para que possamos resolver isso. Do jeito que está não pode ficar”, declarou.

Acidentes

Em novembro do ano passado, o jornalista Rodrigo Dias, em uma moto, se enroscado em fios de telefonia,que estavam soltos na Rua Pernambuco, no bairro Ipiranga. Com o impacto, ele teve amputação parcial do antebraço esquerdo.

Cemig

Procurada pelo PORTAL CENTRO-OESTE, a Cemig informou que notifica as empresas para regularização sempre que faz algum tipo de obra de modificação na estrutura de compartilhamento dos postes.

Além disso, a companhia afirmou também que envia notificações às empresas nos casos em que detecta a existência de descumprimento das normas e/ou dos procedimentos administrativos do compartilhamento de infraestrutura e que este processo é realizado em toda a área de concessão da empresa.

O PORTAL procurou a prefeitura para saber o posicionamento sobre o assunto e aguarda retorno desde quarta-feira (06).