Mesmo com o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti-LIRAa apontando um índice de infestação médio do Aedes aegypti no município de 3,80%, até o momento foram notificados 12 casos suspeitos de dengue e nenhum confirmado. No mesmo período, em 2014, eram 97 os casos notificados.
Apesar deste dado, a situação está longe de ser tranquila. Com a quantidade de focos apontado pelo estudo do LIRAa em janeiro, espalhados pela cidade, e com as chuvas que caem com mais frequência nos últimos dias, há a possibilidade que esse número aumente.
Por essa razão, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, é que a população colabore vistoriando suas residências e eliminando possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.
Esta ação é importante visto que mais de 95% destes focos estão dentro das casas. Prova disso é que apenas nesse início de ano já foram retirados, pelos agentes da Semusa, 13.170 Kg de recipientes diversos em que o mosquito poderia se desenvolver.
Para alertar a comunidade, será realizado no próximo sábado (07) o Dia “D” de Combate ao Mosquito da dengue que também pode transmitir a febre chikungunya. A partir das 8h haverá ações no bairro Esplanada, onde será montado um stand na feira livre, e blitze com distribuição de panfletos na Avenida 1º de Junho com rua Goiás e na Avenida JK em frente ao Divishop.