abordagem a moradores de rua no mercado distrital em divinópolis
O Mercado Distrital é considerado um dos pontos críticos (Foto: Divulgação/PMMG)

Ponto crítico, desocupação do Mercado Distrital também foi alvo da ação que passou pelas praças do Santuário e Cadetral

A Polícia Militar (PM) prendeu em Divinópolis, na manhã desta terça-feira (11/2), um homem de 49 anos com mandado de prisão em aberto expedido na Bahia durante a operação “De Volta para Casa” que abordou moradores em situação de rua. O foragido foi abordado na Praça do Santuário, no centro da cidade, e conduzido à Delegacia de Polícia.

A ação desencadeada pela Secretaria de Assistência Social com apoio da PM teve como objetivo principal abordar pessoas em situação de rua para oferecer acolhimento, assim como realizar o cadastramento social. Durante a operação, houve o atendimento de 23 pessoas em diversos pontos do centro da cidade, incluindo o Mercado Distrital, Praça da Catedral e Praça do Santuário.

O prefeito Gleidson Azevedo participou da operação.

“Estamos trabalhando de forma integrada com diversas entidades para garantir que essas pessoas recebam o acolhimento e o cuidado de que precisam”, afirmou.

Desocupação do Mercado Distrital

A operação também focou na desocupação do Mercado Distrital que fica na região da Rua Pitangui. Ponto crítico, cerca de nove pessoas moravam nos boxes externos. No final de janeiro, um princípio de incêndio ocorreu no local, o que gerou ainda mais preocupação de moradores do bairro e também do condomínio responsável pelo prédio, que já relataram casos de furtos.

Durante a ação, materiais que estavam dentro dos boxes foram retirados. Além disso, houve o acolhimento de quem vivia no local.

Serviços oferecidos durante a ação aos moradores em situação de rua em Divinópolis

Entre os atendimentos realizados, destacaram-se:

  • Encaminhamento de mulheres grávidas para a Casa de Passagem;
  • Direcionamento de pessoas com dependência química para tratamento no CAPS AD;
  • Atendimento médico e psicossocial pelo serviço “Consultório na Rua”;
  • Auxílio para retorno de moradores de rua às suas cidades natais.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, as ações semelhantes ocorrem diariamente, com uma equipe de abordagem que presta orientação, atendimento médico e encaminhamentos para serviços essenciais.

Além do acolhimento, a operação também orientou sobre o uso correto das calçadas, respeitando o direito de ir e vir da população. A Prefeitura destacou que a operação busca não apenas combater a vulnerabilidade social, mas também promover a reintegração e dignidade dessas pessoas na sociedade.

Veja quais são os serviços oferecidos pela prefeitura.