Força Aérea homologa critérios técnicos de segurança no aeroporto de Divinópolis
A aprovação segue a inspeção do Geiv e marca um avanço para as operações aéreas na região. Foto: Pref. de Divinópolis

A aprovação segue a inspeção do Geiv e marca um avanço para as operações aéreas na região

O Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral, em Divinópolis, recebeu avanço em sua infraestrutura de segurança para operações de pouso. A Prefeitura, confirmou a aprovação técnica do sistema Papi (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão), após a inspeção realizada pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv).

Homologação e ajustes no local

O Papi é um sistema de auxílio visual essencial para a aviação, guiando pilotos durante a fase crítica de aproximação e pouso, assegurando uma trajetória de voo ideal. A homologação ocorreu após ajustes recomendados serem implementados, incluindo a melhoria do contraste visual no entorno das pistas, com a conclusão dessas modificações sendo atestada em 5 de março.

Aguardando aprovação

A próxima etapa para a implementação completa do IFR (operações de voos por instrumentos), que permite operações de voos por instrumentos, depende agora da aprovação dos planos pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Estes planos são importantes para a elaboração de cartas aeronáuticas detalhadas, essenciais tanto para a movimentação terrestre no aeroporto quanto para a navegação aérea sob condições IFR.