Objetivo é desobstruir os cursos d'água (Foto: Divulgação)

Objetivo é desobstruir os cursos d’água (Foto: Divulgação)

Como forma de prevenir problemas nos períodos de fortes chuvas, a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, iniciou uma força-tarefa para realizar a limpeza do Ribeirão Paciência e de seus afluentes, dentro do perímetro urbano do município.

 

Operários e máquinas estão trabalhando para retirar considerável volume de entulho, mato e terra acumulados no leito do ribeirão. O Córrego Água Limpa, que corta o Bairro Senador Valadares, também está recebendo uma atenção especial, por se tratar de um dos principais afluentes do Ribeirão Paciência.

 

O objetivo é desobstruir os cursos d’água para reduzir os riscos de enchentes, como explica o secretário Ramon Diniz.

 

“Esta é uma preocupação da administração municipal e tudo está sendo feito em acordo com o Ministério Público, uma vez que trata-se de áreas de preservação permanente. Está sendo realizada a limpeza com máquina, de todo o leito e de toda a margem do Ribeirão Paciência, pois não adianta limpar apenas o curso de água. No período de chuvas galhos e outros entulhos que ficam nas margens descem para o ribeirão, causando a obstrução das águas, o que contribui com as enchentes”, explicou.

 

Ainda de acordo com Ramon Diniz, estas ações irão amenizar também a vida dos moradores com relação aos pernilongos.