Pelo menos 15 cidades mineiras terão o Carnaval reduzido este ano e outras três já confirmaram que irão cancelar. Em todos os dois casos há municípios da região Centro-Oeste. Este é o caso, por exemplo, de Formiga e Cláudio. Ambas cancelaram a festa de Momo. Junto a elas aparece também Lavras, na região do Campo das Vertentes.
A justificativa dos municípios é a crise financeira que assola as prefeituras mineiras. Sem dinheiro suficiente até mesmo para pagar as folhas de pagamento, como é o caso de Formiga, os prefeitos optaram pelo cancelamento do festejo. Em Formiga, o prefeito Moacir Ribeiro (PMDB) não conseguiu acabar de pagar nem o 13º salário de metade dos servidores.
Já em Cláudio haverá o pré-carnaval nos dias 22 e 23 de janeiro, entretanto não haverá a festa oficial em fevereiro. Isso irá reduzir os custos e a prefeitura terá que desembolsar cerca de R$ 120 mil para antecipar o festejo.
As prefeituras de Abaete, Arcos e Carmo da Mata também já anunciaram que irão diminuir a festa, mas detalhes ainda não foram repassados. Em alguns locais haverá menos aporte financeiro, por exemplo, com a contratação de bandas mais baratas ou a substituição apenas por sons elétricos.
Veja a lista:
Cidades que já cancelaram o carnaval em 2016
Cláudio
Formiga
Lavras
Cidades que vão diminuir a festa
Abaeté
Arcos
Carmo da Mata
Diamantina
Iguatama
Itambé do Mato Dentro
Mariana
Moema
Ouro Preto
Passa Tempo
Prados
Santo Antônio do Rio Abaixo
São João del-Rei
Tiradentes
Visconde do Rio Branco
Fonte: Jornal Estado de Minas