“Não há como abrir mais leitos, pois não há mais profissionais disponíveis para trabalhar”, afirma secretário de saúde
Março nem terminou e já é o pior mês desde o início da pandemia em Formiga. As confirmações e mortes em decorrência da Covid-19 superam o acumulado de todo o ano passado. Só nesta quinta-feira (25/3) foram registrados quatro óbitos.
Em todo o ano de 2020 foram registrados 2.021 casos e 34 óbitos por Covid-19 em Formiga, este mês já são 35 mortes e 2.042 confirmações. No acumulado de 2021, já são 64 vidas perdidas por complicações da Covid-19 e 3.415 novos casos.
Este mês já foram abertos 58 novos leitos de enfermaria para tratamento exclusivo de Covid-19. Somados aos 34 que já existiam na Santa Casa, Formiga tem hoje 92 leitos de enfermaria e 10 de UTI.
“Não há como abrir mais leitos, pois não há mais profissionais disponíveis para trabalhar. Precisamos diminuir estes números e para isso contamos com a colaboração de toda a população para que adote todas as medidas restritivas da Onda Roxa. Os resultados destas restrições serão sentidos somente no início de abril. É um apelo que faço a todos: fique em casa!”, ponderou Leandro Pimentel, secretário municipal de Saúde.
Na Macrorregião Oeste a qual Formiga faz parte, ontem (24), haviam 73 pacientes precisando de um leito de CTI e outros 92 que aguardam leitos de enfermaria pelo SUS. Esta semana três pessoas morreram a espera de vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade.