A Prefeitura de Formiga subiu exatas 506 posições no ranking estadual da transparência elaborado pelo Ministério Público Federal (MPF). Passou de 583º em 2015 para 77º em 2016.
No ano passado, Formiga alcançou a nota 1,6 numa escala de 0 a 10. Neste ano, obteve 7,3 na avaliação, um avanço de 356%.
Com essa nota, Formiga fica acima da média nacional em 2016, que foi de 5,15, e à frente de uma série de municípios com população bem maior.
No primeiro levantamento, em 2015, dos 853 municípios mineiros, nenhum obteve nota máxima no ranking e mais de 100 municípios obtiveram nota zero em transparência. A partir da divulgação do ranking, todas as unidades do MPF no estado expediram recomendações para que os gestores municipais e o governo estadual regularizassem as pendências encontradas.
Segundo o secretário municipal de Comunicação, Flávio Roberto Pinto, foi feita uma série de melhorias no Portal da Transparência e em outros quesitos. Esse trabalho envolveu ainda o Gabinete do prefeito Moacir Ribeiro, a Procuradoria Municipal, a Secretaria de Fazenda, a Controladoria Municipal e a Secretaria de Administração e Recursos Humanos.
Estamos comemorando o resultado da avaliação. Porém, o objetivo é aprimorar cada vez mais as ferramentas de transparência, atendendo ao que determina a legislação e também às necessidades da população”, comentou o secretário de Comunicação.