Amanda Quintiliano
Divinópolis passa a contar, a partir de agora, com o Foro do Trabalho. A sede própria do órgão foi inaugurada nesta quarta-feira (13), como antecipou o PORTAL, na última segunda-feira (11). Dentre os pontos mais destacados pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, está a acessibilidade do prédio.
“Foi um período longo a procura de um local com funcionalidade, acessibilidade para o atendimento da Justiça do Trabalho. E, aqui, vimos uma viabilidade satisfatória para as atividades que serão desenvolvidas, principalmente em relação à acessibilidade”, destacou, acrescentando que o processo teve início em 2009.
A sede fica na região central da cidade, de fácil acesso, na esquina das ruas Pernambuco e Antônio Olímpio de Morais. A área total é de 3.168,42 metros quadrados e foi construída em um terreno de 2.268,84 metros quadrados, pertencente à Rede Ferroviária e repassado à Justiça do Trabalho pela União.
O prédio possui três pavimentos, que irão abrigar servidores, magistrados, advogados. Lá também haverá uma sala para a 48ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) considerou a inauguração do Foro como mais um avanço para a regionalização dos órgãos que atendem em Divinópolis. “Mais um espaço regional que a gente consolida […] Ficamos felizes de Divinópolis se desenvolver e se consolidar como uma provedora da Justiça”, comentou.
Trabalho
A primeira Vara do Trabalho de Divinópolis foi instalada em 1979 e a segunda em 1992. Juntas elas já registraram 3236 processos trabalhistas. Sob a jurisdição da Vara Trabalho ficam os municípios de Camacho, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Cláudio, Itapecerica, Oliveira, Pedra do Indaiá, São Francisco de Paula, São Gonçalo do Pará e São Sebastião do Oeste.
Atuam em Divinópolis as juízas Clarice dos Santos Castro, titular da 1ª Vara, e Luciana Nascimento dos Santos, titular da 2ª Vara e diretora do Foro.