O governo estadual concluirá as obras e doará, já equipado, para a UFSJ, transformando-o em hospital universitário
O governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) anunciou, nesta terça-feira (21/5), uma parceria estratégica com o Ministério da Educação (MEC) para a gestão do Hospital Regional de Divinópolis. Sob este acordo, o governo estadual manterá a responsabilidade pela conclusão das obras, enquanto a administração da unidade ficará por conta da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), transformando-a em um hospital universitário.
O acordo para que o Hospital Regional opere como hospital universitário foi selado em uma reunião realizada em Brasília. Ela contou com a presença do governador, do Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, do Ministro da Educação, Camilo Santana, do prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, e do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro.
Zema comemorou o acordo firmado o classsificando como “fortalecimento da saúde”.
“Vamos concluir o hospital regional de Divinópolis. Obra já prevista com recurso reservado e após a conclusão deste hospital, ao invés de uma instituição filantrópica administrar como era originalmente previsto pela Secretaria de Saúde, esse hospital será doado para a UFSJ totalmente equipado que irá administra-lo como hospital universitário atraindo profissionais, formando profissionais e fortalecendo ainda mais a saúde Divinópolis e região”, afirmou.
Reforma, ampliação e construção
Nas redes sociais, o Ministro da Educação postou:
“Parceria pelo SUS e pela Educação em Saúde no estado! Hoje recebi, em meu gabinete, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema . Na pauta, projetos para que o MEC garanta a reforma, ampliação e construção de novos hospitais universitários em Minas, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e com a contrapartida de repasses da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. Estão previstas entregas nas cidades de Divinópolis, Lavras, Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba e Belo Horizonte. União de esforços que beneficia quem mais precisa – o povo brasileiro”.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, trata-se de um “momento histórico” para Minas Gerais.
“Porque estamos incluindo recursos da saúde, do governo de Minas, junto com investimentos previstos em diversos hospitais como Juiz de Fora, Uberlândia, Lavras. Ou seja, somando esforços do estado, com o governo federal para investir bem esse recurso. Certamente vamos transformar a saúde de Minas Gerais em diversas regiões com esse grande passo dado hoje”, disse Baccheretti.
- Jovem baleada ao retornar de festa em São Sebastião do Oeste, precisa de doação de sangue
- Militares realizam treinamento para capacitação no combate a ataques a agências bancárias
- Cursos gratuitos estão com inscrições abertas no Senai de Arcos
- Edital de concurso de ilustração convida alunos da rede pública para ilustrar livro infantil
- Selos falsos da Anatel são apreendidos em operação de combate ao comércio ilegal de medicamentos
Investimentos
A retomada das obras do Hospital Regional, que estavam paralisadas desde 2016, ocorreram no final de 2023. Os investimentos necessários, estimados em cerca de R$ 40 milhões, foram viabilizados através de um acordo de reparação do desastre de Brumadinho. O hospital regional terá capacidade para atender casos de média e alta complexidade.
O hospital universitário, em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), está em fase de planejamento para sua efetivação, com previsão de inauguração para o ano de 2025.