Pedro Henrique Jonas
Integrantes do movimento em defesa da saúde de Divinópolis e região se reuniram na manhã desta segunda-feira (27) para dar continuidade nas discussões sobre o caos enfrentado por Divinópolis e região na saúde. Integrantes de vários sindicatos que compõem o movimento manifestaram a urgência da população se informar e também participar da luta em busca da melhoria da saúde pública.
Durante a reunião, problemas discutidos nos encontros anteriores foram colocados novamente em pauta. A ideia é direcionar o olhar dos governos federal, estadual, municipal e do Ministério Público para a questão.
Um informativo foi desenvolvido para distribuição em pontos estratégicos para a população, com o intuito que ela se mantenha a par dos problemas enfrentados pela saúde pública, como por exemplo, a crise do Hospital São João de Deus e a garantia de um atendimento de qualidade.
“A intenção do informativo é provocar e indagar a população para a situação que está acontecendo com a saúde da nossa região”, conta a representante do Sindicato Profissional dos Enfermeiros e Empregados em Hospitais(Sindees), Denisia Silvia.
Mas a preocupação do movimento vai além do Hospital São João de Deus. O problema que também inquieta os sindicalistas e representantes da sociedade civil, é o atendimento dos pacientes da região. Segundo eles, em diversos casos, as pessoas estão sendo transferidas para outras cidades. Isso, ainda conforme os sindicalistas, faz com que a verba destinada para a saúde pública, recebida por Divinópolis, não chegue para a cidade, acarretando em um atendimento deficiente aos pacientes.
Para esse problema, o movimento enviará ofícios para convocar representantes das comissões de saúde das câmaras das cidades que fazem parte da microrregião atendida por Divinópolis. Essa reunião acontecerá na próxima segunda-feira (03) na sede do Sintram, às 9h30, em Divinópolis.