Pedro Henrique Jonas
Foi realizada na noite desta terça-feira (21) no Sindicato dos Metalúrgicos, uma reunião para discutir, pautar e procurar soluções sobre os problemas da saúde pública em Divinópolis e região. O encontro foi presidido pelos membros do Conselho de Saúde e região Sudoeste, cidadãos e integrantes de diversos segmentos da sociedade civil do município.
Durante a reunião, foram expostos problemas que são enfrentados pela população da cidade, e também ideias que servirão como futuras soluções desses problemas.
Algumas das observações e reclamações dos participantes do encontro foram: a crise pela qual o Hospital São João de Deus está enfrentando; o problema organizacional e de gestão das ações irregulares tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), como a composição do Conselho Municipal de Saúde; e a defesa de um hospital que realize seus atendimentos 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já que segundo informações de Cida Oliveira, Coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores Municipais do Município de Divinópolis (Sintemmd) a cidade recebe verba suficiente para essa implantação.
“Queremos que as verbas recebidas para a saúde do município sejam destinadas a um hospital publico e não para os hospitais privados, que é o que acontece hoje, a população está sem cobertura, sem cuidados primários e nem prevenção de doenças”, explica Cida, sobre uma das indignações das pessoas que estavam presentes na reunião.
De acordo com o que foi pautado na reunião, os responsáveis decidiram pontuar essas propostas com a finalidade de mobilizar a população através de recolhimento de assinaturas e plebiscito para que toda a sociedade fique informada.
As denúncias que foram ouvidas durante o encontro serão organizadas juridicamente como, por exemplo, a da Secretária Municipal de Saúde.
O próximo encontro para novas discussões e conferir os andamentos das anteriores será realizado na próxima segunda-feira, 27 às 9:30h na sede do Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram).