Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado Divinópolis apresentava uma frota de 123.739 veículos, entre motocicletas, carros, caminhões e ônibus, para uma população de 232.945. 

O município está se adaptando ao crescimento da frota e obras estão sendo realizadas para melhorar o fluxo de veículos. A mais recente foi realizada na Rua Espírito Santo, que tornou-se mão única. O gerente da área de trânsito e transporte da Settrans, Leandro Teixeira da Silva, informou que está previsto para iniciar ainda neste ano, a segunda etapa do Complemento do Sistema Binário – quando uma rua passa a ter mão única.

A próxima etapa é terminar esse complemento tornando a Avenida Paraná, no trecho compreendido entre Av. Divino Espírito Santo e Goiás, também em mão única, para melhorar a fluidez do trânsito.

Na área de projetos de trânsito foi implantado a sincronização semafórica em oito vias da área central: rua Goiás, Pernambuco, Itapecerica, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além das avenidas JK e 1º de Junho. O projeto chamado de “Onda Verde” funciona com o sinal aberto em sequência, no sincronismo com a diferença de tempo, de um semáforo para o outro, formando a onda verde, permitindo ao motorista, trafegar sempre com o sinal verde (sem parar). Se o motorista andar na velocidade exigida, quando ela chegar ao próximo semáforo, estará aberto para passar sem precisar parar e esperar.

Na modernização do sistema de sinais, foram substituídos 24 semáforos na região Central e substituídos 15 controladores eletrônicos. Para o pedestre, foram criadas várias travessias elevadas: avenida Getúlio Vargas (Centro), rua Goiás em frente a Escola Santo Tomaz de Aquino (Porto Velho), Antônio Olímpio de Morais (Centro), avenida 1º de Junho (Praça da Catedral), Praça Dulphe Pinto de Aguiar ( Porto Velho), rua Engenheiro Benjamin de Oliveira (Esplanada) e ainda ruas Castro Alves e Espírito Santo (Centro).

De acordo com a Settrans foram colocadas sinalização vertical em 37 escolas da cidade com campanha de conscientização. Foram implantadas, aproximadamente, 100 redutores de velocidade em 39 bairros de Divinópolis.

Semana do Trânsito 

Pensando na prevenção de acidentes, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settrans) está promovendo ações que acontecem até o dia 23 de setembro.

Na manhã desta terça-feira (20) a Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro recebeu os agentes da secretaria. Estudantes apreenderam através de jogos didáticos as regras de trânsito e os agentes apostam nas crianças para convivência harmoniosa entre os pedestres e os veículos. 

A pequena Ana Clara Camargo, três anos, aprendeu uma das lições apresentadas pelos agentes de trânsito.  “Criança só pode atravessar a rua segurando na mão do pai ou da mãe”, disse Ana Clara. 

Os agentes de trânsito acreditam que as crianças são aliadas importantes para que as regras sejam cumpridas pelos condutores. “Um fato que observamos é que a criança não mente. Ela sempre relata fatos ocorridos, muitas vezes envolvendo os próprios pais. Assim, a gente trabalha para que essa criança seja a porta-voz das boas condutas”, ressalta o agente de trânsito Isaías Silva.

Além da palestra na Escola Municipal Darcy Ribeiro, foi realizada uma ação educativa na rua Goiás com Avenida Antônio Olímpio de Morais. Na parte da tarde será apresentada uma palestra para os motoristas de vans escolares no auditório da Secretaria Municipal de Trânsito e o dia encerra-se com palestra na Escola Estadual Joaquim Nabuco às 19h.