As ambulâncias estão paradas há quase três meses (Foto: Amanda Quintiliano)

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (Cis-Urg) já cumpriu todas as exigências para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Centro-Oeste. Nesta segunda-feira (06), as sete ambulâncias de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) chegaram à Divinópolis. Mas, isso ainda não é suficiente para o funcionamento do serviço.

As ambulâncias ficarão guardadas em Divinópolis até o funcionamento (Foto: Amanda Quintiliano)

As ambulâncias ficarão guardadas em Divinópolis até o funcionamento (Foto: Amanda Quintiliano)

Ainda sem data para começar a operar, o governo do Estado precisa assinar o Contrato de Prestação de Serviço. Pelo cronograma, a inauguração está prevista para o final deste mês, entretanto com a mudança de secretario o prazo poderá sofrer alterações. Mesmo assim, a superintendente regional de Saúde, Glaucia Sbampato está confiante.

“Amanhã [terça-feira] temos uma reunião com o governo do Estado e esperamos já vir com esta data certa para divulgarmos”, afirmou.

O impasse maior é o custeio. Apesar de ele ser tripartite, ou seja, municípios, Estado e União, o governo federal já antecipou que não tem previsão no orçamento. O Estado terá que se responsabilizar pela parte dele até a elaboração do Plano de Ação Regional.  Ao mês são necessários cerca de R$ 3,5 milhões, além de um convênio de R$ 4,5 milhões para equipar a central e unidades básicas.

“O Estado já sabe disso e está se preparando para fazer este custeio”, completou.

Preparação

Os veículos foram repassados pelo Estado (Foto: Amanda Quintiliano)

Os veículos foram repassados pelo Estado (Foto: Amanda Quintiliano)

O Cis-Urg seguiu todas as etapas. Realizou as oficinais, o concurso, capacitou a equipe, definiu o prédio da central e unidades em cada município. Além das sete ambulâncias recebidas nesta segunda (06) outras 24 básicas serão entregues no próximo dia 15.

“Estamos com tudo pronto para funcionar, mas quem fala o amém, o sim, é o governo do Estado e a expectativa é que até o final deste mês possamos inaugurar para atender os 54 municípios”, afirmou o prefeito de Divinópolis e presidente do Cis-Urg, Vladimir Azevedo.

Das ambulâncias recebidas uma ficará em Divinópolis e as outras em Formiga, Nova Serrana, Campo Belo, Luz, Oliveira e Itaúna. Das outras 24, duas ficarão em Divinópolis e as demais em cidades estratégicas.