Amanda Quintiliano

 

A estadualização deverá vigorar no segundo semestre (Foto: Divulgação)

A estadualização deverá vigorar no segundo semestre (Foto: Divulgação)

Os funcionários da Funedi/Uemg serão contratados pelo governo do Estado a partir da estadualização da instituição, prevista para o segundo semestre deste ano. O decreto de autorização, conforme informado em primeira mão pelo PORTAL, no último sábado (22), será assinado no dia 03 de abril pelo governador Antonio Anastasia (PSDB).

 

A notícia foi reafirmada, na manhã desta segunda-feira (24), pelo deputado federal Domingos Sávio (PSDB). Por telefone, o parlamentar disse que a absorção seguirá os mesmos critérios da estadualização da instituição de Diamantina. Na época, houve acordo com os servidores. Eles serão contratados por dois anos, com possibilidade de prorrogar por mais dois até a realização de concurso público.

 

Para isso, a Funedi/Uemg terá de fazer acerto com todos os funcionários, professores, coordenadores, auxiliares de serviços, etc. O pagamento será arcado pelo governo do estado. Só para se ter ideia, em Diamantina foram gastos cerca de R$ 1 milhão com os acertos trabalhistas. Em Divinópolis, o número será superior devido a quantia de funcionários.

 

“Durante esse período o Estado terá que realizar concurso público. Aqueles que forem aprovados serão efetivados e os que não conseguirem serão substituídos por aqueles que forem aprovados. Mas, haverá um período de transição e neste tempo eles serão mantidos”, explica o deputado.

 

Estadualização

 

A absorção é uma promessa antiga e no ano passado ganhou novos contornos com a assinatura e aprovação de um projeto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) estendendo o direito a seis instituições de todo o Estado. Pela lei, o prazo para a estadualização termina em dezembro deste ano. O compus de Divinópolis, Ituiutaba e Passos ficaram por último. No ano passado houve a estadualização dos campus de Diamantina, Carangola e Campanha.

 

Com a medida o Estado irá assumir a gestão dos cursos e admissão de pessoal. Os alunos serão automaticamente transferidos. Todo o patrimônio da fundação associada também será repassado à Uemg e suas dívidas. A previsão é de estadualização entrar em vigor no segundo semestre, no caso de Divinópolis, mas não há data confirmada. O primeiro será o de Ituiutaba por ser menor. No caso dela será imediato.

 

Em contato com a assessoria de comunicação da Funedi/Umeg foi informado que o presidente da instituição, Gilson Soares, deverá se manifestar até o final desta semana sobre o assunto.