O governador Antonio Anastasia assinou, na manhã desta quinta-feira (03) o decreto estadualizando a Funedi/Uemg, de Divinópolis, e outras duas fundações, de Passos e Ituiutaba. A incorporação da Funedi à Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) contará a partir do dia 03 de setembro, data em que as mensalidades deverão ser gratuitas.
O anúncio do cronograma de absorção foi feito em solenidade fechada em Belo Horizonte. Para as fundações beneficiadas o evento foi transmitido via videoconferência. Na ocasião também foi confirma a estadualização das fundações associadas à Uemg, de Ituiutaba (que se dará em 3 junho) e Passos (3 de novembro).
O evento consolidou o processo de estadualização de seis fundações que eram vinculadas a Uemg, três delas – Diamantina, Carangola e Campanha – já funcionando como Campi da Universidade. Neste três casos a incorporação ocorreu no ano passado.
Mais cursos
A Uemg possuía 32 cursos de graduação antes do processo de estadualização, onde alguns são oferecidos exclusivamente em algumas unidades e outros são comuns a duas ou mais unidades, tanto na capital quanto no interior.
A primeira etapa de estadualização, que conta com a absorção dos cursos superiores da Fundação Helena Antipoff, propiciou um aumento de 20 novos cursos para a Uemg, totalizando 52 cursos superiores. Concluído o processo de estadualização, depois da efetivação da segunda etapa, serão absorvidos mais 60 novos cursos, atingindo o número de 112 cursos.
Até o momento não foram divulgados detalhes sobre o processo de estadualização para a imprensa.