Buscando incentivar o paradesporto em Itaúna, o IV Desafio MG x SP de futebol de amputados foi disputado na cidade, nesse sábado (19). Apesar de um dos jogadores da Seleção Brasileira de futebol de amputados ser itaunense, atualmente o município não conta com uma equipe nem incentivo para que as pessoas com deficiência pratiquem esporte.
“Trazer a competição para Itaúna é uma forma de incentivar e mostrar para as pessoas que possuem alguma deficiência, que podem praticar esportes. Muitos estiveram presentes no jogo e para os que nos procuraram passamos um telefone para contato, para que possam conversar com a gente. O prefeito disse que pretende fazer competições mais longas para as equipes de amputados”, comentou o jogador da Seleção Brasileira José Antônio Teixeira, mas conhecido como Tinoco, de 46 anos.
Tinoco contou que sempre jogou futebol e que as pessoas precisam entender que não precisam parar de praticar esportes por causa do surgimento de uma deficiência. “Jogo futebol desde o tempo da escola, mas como amputado comecei em 2002, quando fizemos a primeira equipe de amputados em Itaúna. Chegamos até a disputar algumas competições, mas em 2005 foi cada um para um canto. Queremos formar uma nova equipe”, contou.
O placar final do jogo não foi nada bom para Minas, que marcou apenas um gol, contra 10 de São Paulo. Entretanto, o objetivo de divulgar o esporte foi alcançado. Em novembro o futebol de amputados pode ter ainda mais visibilidade, já que o itaunense Tinoco representa a cidade e a Seleção no Mundial, disputado no México.