O prefeito de Divinópolis enviou carta à câmara para aparar as arestas e pedir que as disputas eleitorais sejam deixadas para o momento certo
Ilídio Luciano
Com o objetivo de aparara as arestas e convocar a união entre os poderes Executivo e Legislativo, o prefeito de Divinópolis Galileu Teixeira Machado (MDB), enviou uma carta à Câmara Municipal, na primeira reunião ordinária de 2020.
O chefe do executivo pediu a união dos 17 edis a fim de resolverem os muitos problemas que são demandados no município.
Galileu deixou claro que, a situação precária nas finanças do município, foi o maior problema enfrentado ao longo desses três anos de mandato.
“Divinópolis, cidade que todos nós amamos, nos últimos anos, enfrentou um dos maiores desafios de sua história centenária que foi a drástica queda na arrecadação, devido ao não envio dos repasses obrigatórios e constitucionais sob a responsabilidade do governo do estado de Minas Gerais. Apesar de todo o esforço do governador Romeu Zema, para suprir tantas dificuldades encontradas, o fato é que o município ainda aguarda o recebimento de cerca de 140 milhões de reais subtraídos do repasse”, cita na carta.
O prefeito aproveita para pedir total apoio dos vereadores em 2020, para que todos os compromissos firmados, possam ser cumpridos neste último ano de mandato tanto do Executivo, quanto do Legislativo.
“Neste ano de 2020, vamos continuar unidos e trabalhando em prol de todos os projetos que assumimos o compromisso de realizar neste mandato. Os projetos aprovados em 2019, pela Câmara Municipal, garantiram que serão implementadas dezenas de obras como asfaltamento de ruas, investimento na infraestrutura e mobilidade e melhorias nas áreas da saúde, social e educação”, afirma.
O chefe do Executivo afirmou no documento, seu interesse na união de todos os esforços em prol da cidade, e pediu para que as disputas eleitorais sejam deixadas para momento futuro e oportuno.
“Conclamo os 17 vereadores de Divinópolis a se unirem, primeiro em torno do projeto que tem um só nome: Divinópolis e, depois, pensarmos nas disputas políticas que podem acontecer ao seu tempo”, recomenda.
O responsável pela leitura da carta do Executivo foi o líder do governo na Câmara, Eduardo Print Júnior, que avaliou como uma sinalização de “bandeira branca” com o Legislativo.
“O prefeito foi muito feliz, ao enviar essa carta para os vereadores, na primeira reunião da Casa, em 2020, para pedir união em prol de Divinópolis. Quando o prefeito afirma que o único objetivo é a união de todos os poderes, para o bem do município de Divinópolis, ele sinaliza uma bandeira branca nas discussões, ofensas. Porque a eleição está ainda longe de acontecer, e todos nós devemos trabalhar para impulsionar a cidade no cenário nacional”, comenta.
Leia a carta na íntegra:
PREFEITURA DE DIVINÓPOLIS
Divinópolis, 04 de fevereiro de 2020
Ao Legislativo Municipal de Divinópolis
Prezados Vereadores
Prezada Vereadora
Inicia-se hoje a 4ª Sessão Legislativa da 24ª Legislatura em Divinópolis rogando à Deus que abençoe os trabalhos legislativos e que, irmanado com o Poder Executivo, a sociedade civil organizada e todos os seguimentos sociais, possam realizar um trabalho que nos permita terminar o ano com a consciência tranquila do dever cumprido.
A cidade é como se fosse um organismo em constante transformação e crescimento. Por isso, cada vez mais, são necessários recursos suficientes para manter este organismo em perfeito estado de funcionamento. Divinópolis, cidade que todos nós amamos, nos últimos anos, enfrentou um dos maiores desafios de sua história centenária que foi a drástica queda da arrecadação devido ao não envio dos repasses obrigatórios e constitucionais soba a responsabilidade do governo do estado de Minas Gerais. Apesar do esforço que vem fazendo o governador Romeu Zema para suprir tantas dificuldades encontradas, o fato é que o município ainda aguarda o recebimento de cerca de 140 milhões de reais subtraídos dos repasses.
Mesmo contra todos aqueles que anunciavam o caos em Divinópolis, o governo municipal, num esforço sem precedentes, contando com a boa capacidade da equipe técnica, enfrentou o desfio de quitar mais de 50 milhões de reais de dívidas de administrações passadas e pagar a parte da folha salarial e 13º dos servidores.
Diversas obras e benefícios estão sendo viabilizados através do trabalho do Executivo municipal. Reconheço que todo este esforço para manter as contas do município dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e levar benefício são povo só está sendo alcançado porque o Legislativo Municipal também apresenta a sua valorosa contribuição dentro do debate democrático e da fiscalização responsável das ações do Executivo.
Neste ano de 2020, vamos continuar unidos e trabalhando em prol de todos os projetos que assumimos o compromisso de realizar neste mandato. Os projetos aprovados em 2019, pela Câmara Municipal, garantiram que serão implementadas dezenas de obras como asfaltamento de ruas, investimento na infraestrutura e mobilidade e melhorias nas áreas da saúde, social e educação.
Conclamo os 17 vereadores de Divinópolis a se unirem, primeiro em torno do projeto que tem um só nome: Divinópolis e, depois, pensarmos nas disputas políticas que podem acontecer ao seu tempo.
Encerro, senhores Vereadores e senhora Vereadora, com o meu desejo de que esta será o ano que poderemos marcar a história de Divinópolis consolidando um trabalho positivo de grande envergadura para a próxima década que será a base para a construção de uma cidade muito melhor e com mais qualidade de vida de tal forma, que os divinopolitanos, no início da próxima década, em 2030, terão orgulho dos agentes políticos de 2020.
Atenciosamente,
Galileu Teixeira Machado