O prefeito pegou Divinópolis no buraco e está mantendo no buraco, afirma Ademir
Desconsiderando a falta de dinheiro, o prefeito de Divinópolis, Galileu Machado (MDB) mantém as nomeações de comissionados. Só nesta terça-feira (05) foram nomeados seis em quatro secretarias. De janeiro até agora já somam 158 cargos de confiança ocupados.
As nomeações desenfreadas quando esperava-se que o prefeito colocasse o pé no freio, foram criticadas nesta quinta-feira (07) pelo vereador, Ademir (PSD). O parlamentar – até então considerado da base – voltou do recesso com um tom mais de oposição.
“E os 300 aprovados no concurso, como vão ficar? Eles serão chamados? Ainda não houve homologação por falta de dinheiro e estão nomeando comissionados?”, indagou.
Cortes
Pela lei, podem ser nomeados até 220 comissionados. Indignado, o parlamentar diz não se surpreender de todos os cargos serem ocupados no “piscar de olhos”.
“No dia 1º, quando ele cortou todos, pensei que ele voltaria com os que eram realmente necessários, secretários, alguns coordenadores […] Mas já são quase 160”.
Impacto pequeno
A folha de pagamento de comissionados representa uma fatia pequena na folha de pagamento, cerca de R$1 milhão. Mesmo assim, Ademir diz acreditar os cortes representariam um ato moral e de responsabilidade.
“Moralmente o senhor está perdendo muito. Se o senhor conseguisse reduzir os comissionados, o senhor aprovaria o IPTU, porque a população estaria do seu lado […] A gente sabe que a prefeitura está sem dinheiro, sem recursos, mas o senhor não mostra que gosta, ama Divinópolis, não mostra o porquê o senhor foi eleito”, argumentou e disparou:
“O senhor pegou Divinópolis no buraco e está mantendo no buraco”.
Nomeações
Dos 158 nomeados, 62 são ocupados por servidores efetivos e os demais (96) são comissionados, ou seja, aqueles que não são de carreira. Ainda há 62 vagos.
Nomeados publicados no Diário Oficial dos Municípios na terça (05):I – NA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, ORÇAMENTO E INFORMAÇÃO – SEMAD:
Assessor de Segurança do Paço Municipal: Cristiano Laporaes. II – NA SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES E JUVENTUDE – SEMEJ:
III – NA SECRETARIA MUNICIPAL DE FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E PLANEJAMENTO – SEMFOP:
IV – NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED:
|