Poliany Mota

 

Mapa do gás natural do Triângulo Mineiro (Foto: Poliany Mota)

Mapa do gás natural do Triângulo Mineiro (Foto: Poliany Mota)

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais Rogério Nery esteve reunido, nesta quinta-feira (07), com o prefeito de Divinópolis Vladimir Azevedo, o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste Afonso Gonzaga e outras lideranças da cidade para discutir projetos e a economia do estado. Representantes da Gasmig (Companhia de Gás de Minas Gerais) também participaram do evento.

 

O tema mais abordado durante o encontro foi a passagem do gasoduto em Divinópolis, como forma de ligar a região metropolitana de Belo Horizonte ao triângulo mineiro. O Secretário de Desenvolvimento Econômico apresentou aos participantes dados sobre as vantagens para o estado e sociedade em utilizar o gás natural como fonte de energia.

 

“Estamos querendo mostrar para a sociedade e para os empresários, um futuro novo. Dar clareza aos projetos do estado, saber como um município ganha velocidade e competitividade, estar próximo, ter diálogo com o empresariado”, comentou Rogério Nery sobre a finalidade da reunião.

 

De acordo com o Secretário, a ampliação do gasoduto no estado passará por 26 municípios, incluindo Divinópolis e

Secretário fez uma breve apresentação do projeto (Foto: Poliany Mota)

Secretário fez uma breve apresentação do projeto (Foto: Poliany Mota)

outras cidades da região centro-oeste como, Itaúna, Carmo do Cajuru, São Gonçalo do Pará, Santo Antônio do Monte, Lagoa da Prata, Luz.

 

Rogério Nery afirmou que as empresas que trabalham com GLP (Gás Liquefeito de Petróleo, ou gás de cozinha) e o óleo combustível serão as principais beneficiadas com a implantação do gasoduto em Divinópolis.

 

Na ocasião o prefeito Vladimir Azevedo questionou a chegada do gás à granel, quando o produto é transportado por caminhões-tanque ao invés de tubulações, durante a execução o projeto.

 

“Queremos a garantia do gás à granel enquanto as obras do gasoduto chegam a Divinópolis”, afirmou.

 

Em resposta, representantes da Gasmig disseram que já em 2016, numa primeira etapa, o gás será trazido para Divinópolis, não apenas para o centro industrial, mas para a cidade como um todo.