A Sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte foi palco de uma importante reunião, entre o presidente da Fiemg Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Altamir de Araújo Rôso Filho. Na ocasião, que contou ainda com a presença do presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Júnior, foram traçadas estratégias para o desenvolvimento de Divinópolis e da Região Centro-Oeste.
Entre os assuntos tratados, está a instalação do gasoduto que ligará a cidade de Queluzito, na Região Metropolitana de Belo Horizonte a Uberaba, no Triângulo Mineiro, passando por várias cidades mineiras, inclusive Divinópolis. Para Afonso Gonzaga, a nova fonte energética deverá alavancar o desenvolvimento do Centro-Oeste, já que passará também por cidades como Itaúna, Mateus Leme, Santo Antônio do Monte, Lagoa da Prata, entre outras.
“Trata-se de uma obra grandiosa que representará novos investimentos para a região, mais força para diversos setores industriais que poderão utilizar o gás como energia, e gerar mais empregos. Será um grande impulso de desenvolvimento”, defendeu.
Mais estratégias
A Cidade Tecnológica, empreendimento que terá abrangência de aproximadamente 5 milhões de metros quadrados e abrigará empresas de tecnologia e instituições de ensino técnico e superior, impulsionando grandes investimentos para a Região, também foi assunto de destaque na reunião. A iniciativa representa a perspectiva de uma nova vertente de desenvolvimento para Divinópolis e região.
Outro assunto discutido foi o MVB – Minas Veste o Brasil, projeto desenvolvido pelo Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis (Sinvesd). O projeto faz parte de um programa de fomento comercial que busca ampliar a visibilidade do Polo Confeccionista de Divinópolis, movimentando a produção industrial, impulsionando a economia.
A siderurgia e a indústria de calçados, setores de destaque na região e importância para todo o cenário econômico do Estado, também foram pauta da reunião e devem receber atenção especial da secretaria de Desenvolvimento, além de incentivo para seu fortalecimento e aumento de sua competitividade.
Está previsto um novo encontro, ainda com data a definir, com a presença de lideranças regionais, para que a discussão contemple os diversos setores produtivos do Centro-Oeste e, dessa forma, cada ação possa ser tratada pontualmente, vislumbrando o fortalecimento de toda região.