Diagnóstico de destinação do lixo será apresentado pelas secretaria de Meio Ambiente e Obras Públicas
Portal Centro-oeste
O Seminário Lixo e Cidadania, com o tema “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos: desafios e compromissos”, será realizado nesta quarta-feira (21), às 18h, no auditório da Fiemg, em Divinópolis. O evento é uma realização do Fórum Municipal Lixo e Cidadania, com apoio da Associação Lixo e Cidadania, CDL, Fiemg, Ministério Público de Minas Gerais.
Desde o início da década de 1990, as discussões sobre os resíduos sólidos passaram a incorporar a defesa de um modelo de gestão integrado e compartilhado de gerenciamento. Este modelo se alicerça em parcerias entre os governos municipais, iniciativa privada e as associações ou cooperativas de catadores de material reciclável, como a forma mais disseminada de atuação, que objetiva contemplar as dimensões sociais e ambientais envolvidas na perspectiva da “gestão compartilhada” dos resíduos sólidos.
Neste contexto, foi criado em 1999 em Divinópolis, o Fórum Municipal Lixo e Cidadania, organização civil que funciona como um espaço de encontro e coordenação periódica que permitem adensar agendas e pautar a atuação do atores que nele participam. Se dedica a discutir a questão dos resíduos sólidos em Divinópolis, constituindo-se como um elo entre o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada.
Seu foco inicial foi a eliminação do lixão e ao longo de sua trajetória tem desenvolvido ações que promovem a inclusão dos catadores e a educação socioambiental. Sua trajetória é marcada pela realização de encontros periódicos, promoção de seminários, oficinas, palestras e cursos em escolas, empresas, condomínios, universidades, promovendo a cultura do consumo consciente e do descarte adequado.
Como mais uma ação deste Fórum, o seminário desta quarta-feira contará com uma palestra do Coordenador da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais do Ministério Público (CIMOS), Promotor Dr. André Sperling Prado, que falará sobre a participação dos catadores na gestão integrada de resíduos sólidos municipais.
Outra importante participação será da Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio das Secretaria Municipal de Obras Públicas e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas Urbanas. Na oportunidade, os secretários municipais apresentarão um diagnóstico da Política Municipal de Resíduos Sólidos em Divinópolis, bem como as propostas de atuação da atual administração.
Finalizando, será apresentada a atuação do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Divinópolis, especialmente os Grupos de Trabalho em andamento e a assinatura de um Termo de Parceria para a realização do Projeto Hora Certa, ação que conta com a parceria também da ARBOR e que terá início em abril próximo.