A posse foi na sede da Fundação, em Belo Horizonte (Foto: Divulgação/Assessoria)
A posse foi na sede da Fundação, em Belo Horizonte (Foto: Divulgação/Assessoria)

A posse foi na sede da Fundação, em Belo Horizonte (Foto: Divulgação/Assessoria)

O professor Gilson Soares, presidente da Funedi – absorvida pela Uemg – tomou posse também como vice-presidente da Fundação Renato Azeredo (FRA), localizada em Belo Horizonte. A nova diretoria eleita tomou posso para o mandato de quatro anos. Como presidente assumiu a professora Wanda Júlia de Carvalho Lacerda.

A professora Wanda é pedagoga, com mestrado em Gestão Sustentável em Turismo e Hospitalidade, tendo lecionado em diversas universidades, e integrante da Academia Feminina Mineira de Letras.

O professor Gilson Soares exerce, desde 1999, o cargo de presidente da FUNEDI, absorvida pela UEMG, e atua na educação da região Centro-Oeste de Minas Gerais desde a década de 1970. É pós-graduado em Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais, tendo recebido diversas homenagens e medalhas pelo mérito educacional, como a Medalha da Inconfidência, em 1995, e a Medalha Internacional Master em Gestão Educativa Ibero-Americana, em 2007. Além disso, é um dos conselheiros curadores da FRA.

A FRA foi criada em 1996 para viabilizar, na UEMG, os projetos nas áreas de educação, pesquisa e ciência e tecnologia, sendo primeiramente presidida pelo professor Aluísio.

Multicampi

Segundo o professor Gilson Soares, “ao ser criada a FRA, quando eu desenvolvia a função de pró-reitor de Ensino na UEMG, defendia-se a estrutura multicampi da universidade, buscando, de fato, a interiorização do ensino superior em Minas, pois os primeiros cursos da UEMG estavam em Belo Horizonte. Hoje, com a absorção das atividades de ensino, pesquisa e extensão das fundações do interior pela UEMG, completa-se todo esse processo histórico de conquista da educação superior. Isso representa a busca do fortalecimento das unidades do interior frente aos avanços da UEMG e do ensino público superior”, complementou.

Participaram também da cerimônia diretores das unidades da UEMG, presidentes de fundações, funcionários da FRA e o reitor da UEMG, professor Dijon Moraes Júnior.

“Hoje, vemos uma renovação da entidade, especialmente com a posse da professora Wanda Lacerda e do professor Gilson Soares, cuja eleição demonstra a unificação da UEMG entre todos os campi, tanto da capital quanto do interior”, ressaltou o reitor.