Partidos dos pré-candidatos informaram que eles não irão participar em razão de ter apenas uma adversária o que poderá promover “enfrentamento” e “acirrar os ânimos”
Antecipando-se ao início da campanha eleitoral, os partidos Novo e Avante informaram que os pré-candidatos à reeleição, o prefeito de Divinópolis Gleidson Azevedo e a vice-prefeita Janete Aparecida, não vão participar de debates nas eleições de 2024. Eles devem ter como adversária a chapa formada por Laiz Soares (PSD) e Ademir Silva (PSDB).
A decisão, conforme informada em nota conjunta assinada pelos representantes das siglas, é em “razão da provável existência de somente duas chapas concorrentes à eleição para o executivo municipal”.
A nota começou a circular nas redes sociais nesta quarta-feira (24/7), após reunião da TV Integração – filiada à Rede Globo – com os partidos em Divinópolis.
O debate da emissora, que segue agenda nacional, está previsto para o dia 3 de outubro.
Leia também:
Debates em eleição polarizada em Divinópolis
A argumentação dos partidos para afastar o prefeito dos debates é a “polarização” e o embate direto com a adversária. Nas eleições de 2020, o prefeito chegou a participar.
“Em eleições polarizadas em que existem somente duas chapas, debates promoveriam um verdadeiro enfrentamento entre um candidato e outro, acirrando os ânimos e causando discórdia, em nada contribuindo para o esclarecimento aos eleitores”, argumentou.
- Jovem baleada ao retornar de festa em São Sebastião do Oeste, precisa de doação de sangue
- Militares realizam treinamento para capacitação no combate a ataques a agências bancárias
- Cursos gratuitos estão com inscrições abertas no Senai de Arcos
- Edital de concurso de ilustração convida alunos da rede pública para ilustrar livro infantil
- Selos falsos da Anatel são apreendidos em operação de combate ao comércio ilegal de medicamentos
Em seguida, alegam na nota:
“Entendemos que, nessa situação, a campanha deve ser focada na apresentação de projetos e propostas junto aos eleitores, reuniões com todos os setores da sociedade civil, instituições, visitas nos bairros da cidade, além de entrevistas individuais e sabatinas, entre outros”.
Pela nota, tanto o candidato à reeleição quanto a vice deverão participar de entrevistas individuais e sabatinas. Contudo, sem o embate direto.