Os bandidos usam o nome das empresas e enviam os documentos por e-mail
Em Divinópolis, golpistas têm feito vítimas na cidade usando nomes de lojas para fraudar boletos. De acordo com informações recebidas pelo PORTAL, em um estabelecimento que fica no Bairro São José, dois clientes chegaram a pagar os boletos falsos.
“O cliente recebe um e-mail que não é do nosso domínio, com identificação e nome de uma pessoa que não é funcionária da empresa”, disse ao PORTAL, Maria Cleria da Mangueiras Brasil.
Segundo ela, os fraudadores informam sobre um desconto referente ao erro de cálculo de impostos e citam um abatimento no boleto original. No anexo de um e-mail, os bandidos enviam uma nova fatura e incluem um documento, relatando que o título autêntico foi baixado.
O caso foi parar na polícia. Boletins de ocorrência foram registrados pela empresa e o caso é investigado pela Polícia Civil.
Como evitar
De acordo com a gerente, a empresa enviou um e-mail informando sobre as fraudes e na mensagem, também é ressaltado que todos os boletos são emitidos pela Caixa Econômica Federal.
“Instruímos nossos clientes a observar as informações do boleto. Somente trabalhamos com o banco Caixa e aconselhamos para observar também o domínio dos nossos e-mails”, explicou.
As dicas para como evitar o pagamento de boletos fraudulentos também foram encaminhadas através das redes sociais da loja, como no Facebook, no Instagram e também no site oficial.