Após dizer que MG tem 90% de chance de lockdown, Zema afirma que decisão cabe aos prefeitos e que considera pouco provável
O governador de Minas, Romeu Zema (Novo) tentou minimizar a declaração dada à TV Globo nesta quarta-feira (24) de que o Estado tem 90% de chance de adotar o lockdown. Em um vídeo postado nas redes sociais após a entrevista, afirmou que a decisão cabe aos prefeitos.
“Nós temos que deixar muito claro que essa questão de fechar ou não as atividades cabe a determinado prefeito, porque é ele que sabe o melhor para a cidade. Eu disse que nós temos chance de 90% de fechar comércio em algumas cidades, porque o Estado todo ficar fechado eu acho pouco provável. Vai depender de como estará a curva da epidemia”, disse.
Mais cedo ele havia declarado:
“Poderemos ter o lockdown, sim, mas em determinadas regiões onde a incidência está muito acima do que seria considerado adequado”.
A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Minas Gerais está em 90,36% e a de leitos clínicos está em 74,57%. Quando considerados os leitos específicos para o tratamento de Covid-19 o índice cai. O de UTI passa para 16,28% e os clínicos para 10,90%.
O número de mortes pela doença bateu novo recorde, 51 em 24 horas, saltando de 720 para 771.