O CIS-URG não assumirá por um voto diferença (Foto: Divulgação/PMD)

O governador Fernando Pimentel determinou nesta quarta-feira (22), em Divinópolis, Território Oeste, a liberação de R$ 3,3 milhões para a implantação do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região, que vai atender os casos de urgência e emergência e garantir o atendimento de cerca de 1,26 milhão de habitantes, distribuídos em 54 municípios.

O despacho governamental define como prioridade o investimento na instalação do Samu, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste, beneficiando as regiões de saúde de Bom Despacho, Divinópolis, Santo Antônio do Monte, Formiga, Itaúna, Pará de Minas, Santo Antônio do Amparo e Campo Belo.

“Nosso objetivo é tentar chegar ao final do mandato com o Samu implantado em todas as regiões de Minas Gerais. Com esse decreto, nós podemos ativar o Samu Oeste, que vai atender a 54 municípios na região […] Dentro de uns 30 dias, talvez, ele já vai estar funcionando. As ambulâncias estão aqui, temos que mobilizar as equipes que já estão treinadas e trazer mais ambulâncias novas, que estão para ser entregues, dependendo apenas da ordem que vai ser dada a partir de agora, com o recurso que o Estado colocou”, afirmou o governador em seu discurso.

Pimentel explicou a ação do Estado em colocar em funcionamento o sistema mesmo sem a contrapartida da União.

“O Ministério da Saúde ainda não credenciou o Samu Oeste, mas nós não podemos esperar mais. As pessoas precisam do atendimento. Então, o que o Estado está fazendo? O Estado está antecipando a cota dele, junto com os municípios, que também terão que comparecer com a parte do custeio”, disse.

A central já está pronta e as ambulâncias também estão em Divinópolis aguardando o início da operação. A expectativa é de até o final de março o serviço ser iniciado.