Em 2017 ela foi superintendente da pasta na prefeitura de Carmo do Cajuru
Vilma Aparecida Messias será nomeada diretora de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana (Seplam). Ela assume o cargo a partir de 2 de agosto. O então diretor Henrique Guimarães pediu exoneração junto com o secretário da pasta Ezequiel Cilas.
O governo ainda não divulgou quem deverá assumir a vaga deixada por Ezequiel.
Vilma é graduada em Direito e pós-graduada em Direito Público, possui especialização em Gestão Ambiental Integrada e atualmente cursa pós graduação em Direito em Mineração com artigo científico que está em fase de conclusão, com o tema Licenciamento Ambiental no Estado de Minas Gerais. Possui também diversos outros cursos na área ambiental como Gestão ambiental ISO 14001-2004, Identificação e Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais, Licenciamento Ambiental Estadual-MG, Capacitação sobre Compensações Ambientais, do Curso de Perícia Ambiental: Laudos e Pareceres, dentre outros.
Atuou como advogada por oito anos nas áreas previdenciária e ambiental e trabalhou como analista ambiental no Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Foi Diretora de Controle Processual da Superintendência Regional de Regularização Ambiental do Alto São Francisco entre de 2013 a 2017.
Em 2017 assumiu a Superintendência de Meio Ambiente e Fiscalização do Município de Carmo do Cajuru, onde participou da elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbano e Saneamento Básico e da elaboração do Plano Municipal de Turismo daquele município.