Governo de Minas amplia combate à violência contra a mulher com o programa PCMG por Elas.(FOTO: Divulgação Agencia Minas)
Governo de Minas amplia combate à violência contra a mulher com o programa PCMG por Elas.(FOTO: Divulgação Agencia Minas)

Iniciativa fortalece políticas públicas, melhora o acolhimento e garante atendimento ininterrupto às vítimas no estado

O Governo de Minas e a Polícia Civil (PCMG) lançaram, nesta segunda-feira (17/2), o programa PCMG por Elas para fortalecer o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas.

Dessa forma, a iniciativa expande as políticas públicas e melhora o acolhimento e a prevenção em todas as regiões do estado.

Ao lado da chefe da Polícia Civil, delegada-geral Letícia Gamboge, o governador Romeu Zema participou do lançamento na nova sede do Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte.

Durante o evento, ele reafirmou o compromisso do estado no combate a esse crime.

“Estamos aqui mais uma vez fazendo o nosso trabalho para garantir a segurança das mulheres. No ano passado, os índices de feminicídio caíram. No que depender do meu governo, esse número continuará reduzindo”, afirmou Zema.

Redução dos feminicídios

Nos últimos anos, o estado tem intensificado os esforços para reduzir os casos de feminicídio.

Como resultado, o número de vítimas caiu 13,9% em 2024, comparado a 2023. Assim, os casos passaram de 187 para 161 vítimas.

Além disso, em janeiro de 2024, a redução foi ainda maior, chegando a 21,42% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Entre janeiro e novembro de 2024, a Polícia Civil indiciou 27 mil pessoas por crimes de violência contra a mulher. Portanto, os números mostram avanços significativos na proteção feminina.

Plantão Lilás reforça atendimento

Para garantir um suporte mais eficiente, o Plantão Lilás oferecerá atendimento humanizado e ininterrupto às vítimas.

Atualmente, Minas Gerais conta com 70 Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam). No entanto, nem todas funcionam 24 horas.

Por isso, o novo projeto criará espaços dentro das delegacias de plantão no interior do estado. Assim, mulheres vítimas de violência poderão receber atendimento remoto por videoconferência.

Dessa maneira, uma equipe multidisciplinar especializada, localizada na Central Estadual do Plantão Digital, em Belo Horizonte, oferecerá suporte imediato.

De acordo com a delegada-geral Letícia Gamboge, o programa PCMG por Elas busca integrar todos os projetos institucionais voltados para o atendimento e a prevenção.

“Queremos que as mulheres se sintam seguras e ouvidas. Além disso, reforçamos esse compromisso com a inauguração da nossa nova sede”, afirmou.