Governo de Minas distribui kits escolares para 350 mil alunos.(FOTO: Reprodução Agencia Minas)
Governo de Minas distribui kits escolares para 350 mil alunos.(FOTO: Reprodução Agencia Minas)

Programa inédito de distribuição de kits escolares busca garantir igualdade de oportunidades e incentivar a permanência na escola

O Governo de Minas iniciou, nesta segunda-feira (10/2), a entrega de kits escolares para 350 mil estudantes da rede estadual.

Com essa iniciativa inédita, a gestão busca garantir igualdade de oportunidades e incentivar os alunos a permanecerem na escola.

Durante a solenidade em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, o vice-governador, Professor Mateus, destacou a importância do programa.

Segundo ele, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) direcionou R$ 66 milhões para atender 1.097 escolas em 400 municípios.

Dessa forma, o governo pretende reduzir as dificuldades enfrentadas por muitas famílias na compra de material escolar.

Impacto na comunidade

Para garantir eficiência, o governo optou por repassar os recursos diretamente às escolas. Assim, cada unidade pode adquirir os materiais no comércio local, fortalecendo a economia das regiões atendidas.

Além disso, a entrega ocorrerá em duas etapas. Na primeira, os alunos receberão os materiais comprados pelas próprias escolas. Em seguida, até março, as mochilas e estojos personalizados serão distribuídos.

“Conversamos com pais que dependem do Bolsa Família. Muitos relataram que precisavam escolher entre comprar material escolar ou alimentos. Por isso, criamos esse programa para aliviar essa dificuldade”, afirmou Professor Mateus.

Qualidade e critérios de seleção

Para garantir segurança e durabilidade, os kits seguem padrões certificados pelo Inmetro. Além disso, os materiais variam conforme a etapa de ensino. Dessa maneira, os alunos do ensino fundamental e médio receberão itens como cadernos, lápis, canetas, réguas e mochilas.

No entanto, para definir as escolas beneficiadas, o governo utilizou o Indicador de Nível Socioeconômico (NSE).

Esse critério permitiu priorizar instituições que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade. Afinal, o indicador analisa fatores como renda familiar, escolaridade dos pais e acesso a recursos básicos.

Preparação para o ano letivo

Enquanto os kits chegam às escolas, o ano letivo já começou. Para melhorar a infraestrutura escolar, o Governo de Minas investiu R$ 156 milhões em reformas, incluindo pintura, manutenção predial e limpeza de caixas d’água.

Diante desse cenário, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, reforçou a importância do programa.

“A entrega desses kits fortalece nosso compromisso com a educação e motiva os alunos para o novo ano letivo”, concluiu.