O governo do Estado irá liberar R$ 10 milhões para assegurar a continuidade da construção do Hospital Público Regional (HPR), em Divinópolis. O anúncio foi feito pelo deputado, Jaime Martins (PSD), nesta quarta-feira (15). O montante deverá ser confirmado pelo governador, Fernando Pimentel (PT), durante visita à cidade, conforme antecipado com exclusividade pelo PORTAL. A data ainda não foi confirmada.
Nos últimos anos, as obras estão seguindo a passos de tartaruga, na mesma proporção do repasse. Conforme já divulgado pelo PORTAL, a construtora chega a ficar até quatro meses ser ver nenhum centavo. Previsto para ser concluído em 2012, já se passaram cinco anos desde o início das obras. A liberação do dinheiro para dar fôlego ao Hospital Regional segue na reta da retomada de 52 obras paradas no Estado.
“Está assegurado que a obra não irá parar e estará entre as prioridades do governo do Estado para ser concluída nos próximos anos”, afirmou o deputado.
Paralelo as articulações para não deixar a construção parar, as secretarias Municipal e Estadual de Saúde, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e o deputado estão correndo atrás de meios de viabilizar o custeio. A alternativa mais viável será transforma-lo em Hospital Universitário, sob gestão da UFSJ.
“Estamos trabalhando o custeio a nível de governo federal para que ele possa transforma-lo em hospital universitário que cuidará da média complexidade. Tornando-se hospital universitário irá atender os alunos de medicina, enfermagem da UFSJ e de outras escolas da região”, explica Jaime Martins.
Estrutura
Na primeira fase serão 210 leitos para cirurgias, internações e pronto atendimento, sendo 30 para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) adulta e 20 para o infantil. A obra deve custar R$ 80 milhões, isso sem considerar o montante necessário para equipar o hospital.