A greve dos bancários chega ao seu 15° dia marcado por alguns problemas. Em Divinópolis a população não está conseguindo fazer depósitos e outras ações nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil. Além de enfrentar grandes filas nas casas lotéricas da cidade e nos caixas eletrônicos.

Em contato com o secretário do Sindicato dos Bancários de Divinópolis, Marcelo Neves Sousa, este informou que  o problema deve estar no sistema informatizado e que a princípio não tem relação com a greve. Ele recomenda aos usuários que façam as reclamações ao Banco Central e à Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) para que tomem as devidas providências e seja resolvido o mais rápido possível.

No ano passado a greve dos bancários durou 21 dias e teve adesão a nível nacional. Segundo Marcelo Sousa, ainda não há previsão para que outra reunião seja realizada afim de uma renegociação com a Fenaban (federação dos bancos). Todos os bancos de Divinópolis também aderiram ao movimento.

Na última negociação, realizada na quinta-feira passada (15), não houve acordo sobre o reajuste reivindicado pelos bancários – reposição da inflação de 9,57% e mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial, no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$3.940,24), participação nos lucros, combate à meta abusiva, ao assédio moral e sexual, fim da terceirização, segurança e melhores condições de trabalho. 

Alternativas

– Autoatendimento/caixas eletrônicos

Podem ser feitos depósitos, pagamentos, saques transferências, DOCs, retiradas de talonários de cheques, créditos de celulares, entre outros.

– Bankfones e Internet Banking

Por esses canais (telefone e internet) é possível fazer quase todos os tipos de operações bancárias, inclusive pegar empréstimos bancários.

– Serviços de atendimento ao cliente

Geralmente são números de discagem gratuita (0800), que deverão informar qual a agência ou posto bancário ativo nas proximidades da localidade do consumidor e outras informações.

– Convênios

Alguns bancos têm convênios com lotéricas (Caixa Econômica Federal), Correios (Bradesco), supermercados Extra, Compre Bem, Pão de Açúcar e Barateiro (Banco do Brasil), e algumas lojas de departamento e drogarias, em que se pode pagar contas de consumo (água, telefone, energia elétrica, gás), entre outros serviços. Os consumidores podem se dirigir a esses estabelecimentos e consultar quais os serviços disponibilizados no local.

– Débito automático

Os débitos em conta corrente (débitos automáticos) são de responsabilidade exclusiva dos bancos, devendo ser efetuados regularmente, desde que haja saldo na conta.

– Conta-salário

Nesta conta, os clientes só recebem créditos da empresa ou fonte pagadora. Ela não pode ser utilizada para débitos decorrentes da quitação de contas de consumo, títulos, boletos bancários, impostos e taxas. Não é movimentável por cheques, mas apenas por cartão magnético, nas agências do banco e nos equipamentos de autoatendimento internos e externos. Portanto, as pessoas não podem ser impedidas de ter acesso ao seu salário, que tem, por lei, caráter alimentar.