(Foto: Reprodução WhatsApp)

Iniciada na madrugada de terça-feira (21) a greve dos transportadores de combustíveis, convocada pelo sindicato da categoria em Minas Gerais, Sindtanque pode refletir em Divinópolis a partir desta quinta-feira (23). Hoje (22), caminhões que tentaram buscar o gasolina, diesel e álcool não conseguiram acesso às distribuidoras.

Este foi o caso de José Lacerda. Proprietário de um posto que fica na Avenida Paraná, no bairro São José, ele tem caminhão próprio, entretanto quando o motorista chegou em Juatuba voltou para Divinópolis, pois não conseguiu acesso. Amanhã (23) ele tentará mais uma vez buscar combustíveis, mas se não conseguir irá faltar.

“Tenho ainda combustíveis, mas se até amanhã isso não se resolver pode ser que até o final da tarde não tenhamos mais”, afirmou.

Problema que também já preocupa o dono de um posto da Avenida Sete de Setembro.

“Recebo o produto todos os dias e temos estoque até amanhã porque nossa capacidade de armazenamento é para dois dias e já está esgotando”, contou.

Greve

Ao PORTAL o Minaspetro informou que 100% das transportadoras aderiram à greve. Ainda nesta quarta-feira (22) uma reunião deverá ser realizada na tentativa de acordo com a categoria.

“A grande maioria dos postos só tem reservas, de cada produto, para um dia, pois trabalham com um estoque muito rotativo. Se a greve não terminar ainda hoje (22), amanhã estabelecimentos em várias regiões do Estado já poderão ficar sem combustíveis. A situação nos preocupa, e muito”, afirmou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro), Carlos Guimarães Jr..

Cautela

O Minaspetro pede cautela aos motoristas para não promoverem a prática conhecida como “corrida aos postos”, com o objetivo de abastecer os veículos. A situação, segundo o sindicato, poderia agravar ainda mais o cenário, já que os postos teriam que trabalhar com um volume acima do normal para cada estabelecimento.

Os transportadores estão em greve em protesto contra o baixo valor do frete e alto custo dos impostos e insumos.