Emanuela Souza

O Resgate Voluntário de Cláudio (RC) completa um ano com mais de 600 resgates na cidade. O município não possui serviço de emergência e voluntários dispostos a ajudar a comunidade se uniram para dar mais agilidade à prestação de socorro.

A iniciativa partiu da necessidade de haver um grupo de resgate rápido na cidade, onde não há Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e nem Corpo de Bombeiros. Inicialmente, seria uma parceria com o G3 (Grupo de Resgate de Pitangui), mas percebendo o potencial que havia na ação, voluntários em parceria com a prefeitura municipal, montaram o projeto local.

O projeto deixou o papel em novembro de 2015, e inicialmente contou com a participação de 25 socorristas. No começo, contavam apenas com duas ambulâncias que estavam em desuso na Santa Casa de Cláudio. Com o andamento bem sucedido, o resgate ganhou sede fixa na prefeitura, onde realiza os serviços de atendimento por telefone e questões burocráticas.
“O resgate é aberto a qualquer um que queira prestar esse serviço humanitário, e é necessário ressaltar que ninguém recebe um centavo para fazer esse trabalho, é tudo voluntário” afirma o Cabo Hamilton José Rabelo.

Além de atender em Cláudio, o RC também atua em outras cidades da região, realizando desde emergências de crises psicológicas até acidentes mais graves nas estradas.
Nem todos os voluntários são ligados à área da saúde, muitos são cidadãos comuns da cidade que oferecerem seu serviço em prol do bem da comunidade. Por isso, é necessário que todos os voluntários passem por um período de preparação antes de irem a campo. O que conta com palestras e um treinamento de atendimento pré-hospitalar.

Além disso, é necessário que o candidato possua um mínimo de 70% de aproveitamento em suas atividades, e ainda que trabalhe cerca de 48 horas com os veteranos para que sejam avaliados se estão aptos a trabalhar no resgate. Os resgates não se limitam apenas a atendimentos de ferimentos físicos, mas também lidam com crises de abstinência de drogas e álcool e ataques de ansiedade.
O RC completará um ano de existência em dezembro e está abrindo novas vagas para socorristas. Os cursos serão realizados entre os dias 12 e 20 de novembro. As inscrições podem ser feitas na sede do Grupo que fica na Rua Diamantina, 163, Centro, em Cláudio.