17 entidades da classe empresarial compõem o Grupo Gestor formado com a proposta de fomentar o desenvolvimento econômico da cidade

Formado por 17 entidades representativas da classe empresarial, o Grupo Gestor foi apresentado, oficialmente, nesta segunda (15). Formado, em sua maioria por homens – mesmo tendo uma mulher na presidência – Alexandra Galvão – os membros defendem um discurso de união para fomentar o desenvolvimento econômico de Divinópolis.

Muito além de atrair novas empresas, o Grupo Gestor quer o fortalecimento das já existentes. Os representantes falam em uma agenda sem ego, vaidade ou interesses individuais. Querem ter presença no governo por meio do diálogo.

Ao mesmo tempo que declaram o Grupo como apartidário, alguns membros se arriscam a defender uma mobilização pensando em uma pauta para as eleições municipais.

Poderes

O presidente da Câmara, Rodrigo Kaboja (PSD) marcou presença. Falou do alinhamento entre o público e o privado. Defendeu menos presença do Estado dentro das empresas e, claro, não deixou de abordar a desburocratização.

Essa última palavra também esteve presente do discurso do vereador Mateus Costa (Cidadania) que ainda cobrou a participação do Grupo na escolha do novo secretário de Desenvolvimento Econômico.

Atuação

Apesar de ter sido oficializado apenas hoje, as entidades vem atuado a cerca de um ano. A retomada dos voos comerciais no Aeroporto Brigadeiro Cabral prometida para a partir de agosto, por exemplo, teve influência do empresariado.

Mesmo com a atuação e reuniões já realizadas, ainda não há um planejamento estabelecido. A partir de agora deverão ser realizados encontros mensais para construírem esta agenda, como explica a presidente do Grupo Gestor e também da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Alexandra Galvão.

A proposta é que o Grupo Gestor seja um órgão técnico, consultivo e deliberativo.

Região

Questões estruturantes, incentivos deverão ser discutidos pelo Grupo Gestor. Membro e presidente da Fiemg, Regional Centro-Oeste, Paulo César Costa destacou que a estruturação de Divinópolis, também representa o fomento da economia regional. Isso, segundo ele, passa, por exemplo, pela conclusão do Hospital Regional, duplicação da MG-050.

“Empresa busca primeiro a infraestrutura da cidade, não é por causa dos olhos verdes de ninguém. Infraestrutura é saúde, educação, transporte. A região tendo uma boa infraestrutura ela toda se desenvolve”.


Entidades que compõem o grupo Gestor:

Câmara de dirigentes Lojistas de Divinópolis (CDL); Associação Comercial, Industrial, Agropecuária de Serviços de Divinópolis (ACID); Sindicato dos Contabilistas de Divinópolis (Sincondiv); Sindicato das Indústrias do Vestuário de Divinópolis (Sinvesd); Sindicato da Indústria da Construção Civil do Centro-oeste de Minas Gerais (Sinduscon-CO); Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Regional Centro-oeste.  (FIEMG); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Divinópolis); Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); Observatório Social de Divinópolis; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA); Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI); Sindicato dos Corretores de Imóveis de MG (SINDIMOVEIS); Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU); Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (SINCOMERCIO); Sindicato das Indústrias Siderúrgicas do Oeste de Minas (SINDIGUSA); Sindicato Rural de Divinópolis e Clube de Engenharia de Divinópolis.