Com várias cidades da região cancelando o carnaval devido a falta d’água, em Abaeté a prefeitura optou em realizar o evento. A decisão foi com base em ofícios encaminhado pela Copasa assegurando o abastecimento. Mas, uma mensagem que tem circulado pelo WhatsApp tem gerado revolta entre os moradores. Supostamente assinada pelo organizador do evento, Duca Pereira, ela instiga o desperdício. Uma cópia da mensagem foi enviada ao PORTAL por uma internauta.
Na mensagem veiculada no grupo “Comissários do Abaeté Folia” ele teria dito que o gerente da Copasa – sem mencionar nome – afirmou que o abastecimento na cidade está e continuará normal e que a população e os turistas podem encher todas as piscinas e ainda deixarem as duchas funcionando normalmente. (Confira abaixo a mensagem na íntegra)
Nega
Em contato com a Prefeitura de Abaeté, foi informado à reportagem do PORTAL que a Copasa assegurou o abastecimento, mas orientou os moradores e turistas a não desperdiçarem.
“Imprudência e irresponsabilidade de quem publica isso. O país está passando por essa seca, a grande BH, não só a região. O que nos foi passado é que Abaeté está preparada para receber foliões com responsabilidade de consumo de água, de forma moderada. Essa informação é inverídica”, disse o secretário de Fazenda, João Lopes: “Não acredito que o Duca tenha dito isso”.
Até o fechamento desta matéria a Copasa não havia confirmado ou negado que a afirmação da mensagem tenha partido do gerente da companhia.
Organizadores
No site do Grupo Balo de Comunicação – responsável pela assessoria de comunicação do evento – há um texto intitulado: “Abastecimento de água é garantido durante o Abaeté Folia 2015”, onde é informado que a Copasa assegurou o abastecimento para todos os dias da festa. Por dia devem passar pelo local 10 mil pessoas. Não há nenhuma mensagem instigando o desperdício.
Entretanto, em contato com a assessoria, eles confirmaram a veracidade da mensagem postada no grupo e disse que o organizador se precipitou ao envia-la.
“O intuito de Duca era tranquilizar os comissários, profissionais envolvidos no evento e os foliões que irão para Abaeté curtir o melhor Carnaval de Minas”, consta na nota encaminhada pela assessoria.
“Ressaltamos que a organização do Abaeté Folia se preocupa com a crise hídrica que o Estado de Minas Gerais está enfrentando e prova disso é que partiu da produção do evento a iniciativa de solicitar uma reunião com representantes da Prefeitura Municipal de Abaeté e da Copasa. A organização do Abaeté Folia pede desculpas pelo mal entendido e reforça o compromisso de incentivar o uso responsável da água”.