Diego Henrique
Três homens foram presos e um adolescente apreendido na manhã desta quinta-feira (02) em uma pousada no bairro Porto Velho em Divinópolis, suspeitos de roubarem aparelhos celulares durante a DivinaExpo . De acordo com a Polícia Militar (PM) uma jovem acionou os policiais alegando que o GPS do seu celular que havia sido roubado durante a DivinaExpo, apontava para um hotel.
Os militares foram até o local e após buscas, encontraram em uma pousada em frente ao hotel, os quatro suspeitos que possuem várias passagens por furto, receptação, formação de quadrilha e porte ilegal de arma de fogo. O grupo foi detido.
Os suspeitos alegaram aos militares que estavam na cidade vendendo bebidas no parque de exposições. Durante buscas foram encontrados quatro aparelhos celulares. Um dos suspeitos disse aos policiais que havia comprado um dos celulares durante o evento no parque de exposições. Ainda do lado de fora de uma janela, os militares encontraram dois celulares IPhones embrulhados com papel alumínio. Um dos aparelhos era da vítima que acompanhava a ocorrência.
No apartamento foi apreendido centenas de pulseiras de várias cores que normalmente são usadas em eventos, para controle de entrada e saída.
Os suspeitos foram detidos por formação de quadrilha e receptação. Três deles são da cidade de Santa Luzia em Belo Horizonte. Eles foram levados para a delegacia e o material foi apreendido.
DivinaExpo
A polícia ainda registrou outras ocorrências na DivinaExpo durante terça-feira (31) e quarta-feira (02). Ao todo 645 pessoas foram abordas e 286 veículos foram fiscalizados. Uma pessoa foi presa por dirigir embriagada. Onze motocicletas e um veículo foram apreendidos.
Um homem também foi preso suspeito de estelionato. Com ele os militares apreenderam um rádio comunicador e crachás. Outras duas pessoas e dois adolescentes foram detidos após furtarem rádios comunicadores dos seguranças do local. A PM ainda recuperou um veículo que havia sido furtado e o suspeito foi detido. Um homem também foi levado para a delegacia suspeito de lesão corporal.
A polícia ainda registrou 37 boletins de ocorrência de vítimas de furto de documentos e aparelhos celulares.
Auxílio
Para facilitar o trabalho da PM, está sendo usada durante o evento a Plataforma de Observação Elevada (POE) que, de acordo com a Polícia Militar, o equipamento tem 14 câmeras e entre elas uma que consegue identificar pessoas armadas. O equipamento sempre é usado em eventos com elevado número de pessoas e está instalado em um caminhão. Além das câmeras que conseguem filmar num ângulo de 360º, o veículo conta com um “canhão” de luz de alto alcance.