Jogo realizado em Divinópolis contou com forte calor e casa cheia no Farião

Foi dada a largada para a disputa do Campeonato Mineiro, em Divinópolis, durante esse sábado (19). No Estádio Waldemar Teixeira de Faria, em um choque de campeões dos módulos I e II de 2018, o Cruzeiro levou a melhor, vencendo o Guarani por 3 a 1.

A partida que abriu o estadual foi marcada por um grande público, pois todos os 3.500 ingressos disponíveis foram vendidos nos dias anteriores.

Pré jogo

Do lado de fora, a concentração já era existente desde o início da tarde. Ao redor do Farião, os torcedores das duas equipes aguardavam a abertura dos portões, que ocorreu por volta das 14h40. Com a entrada liberada, as arquibancadas do estádio eram preenchidas gradativamente, com as cores vermelho e azul, o mesmo ocorrendo nas casas do Morro da Pitimba, que ficam próximas ao local, embaixo de um calor de 33°C em Divinópolis.

Nas tribunas de imprensa, um susto. O locutor da Rádio Itatiaia, Alberto Rodrigues, acabou passando mal no Farião. Ele foi socorrido, encaminhado por uma ambulância para um hospital e passa bem.

Já em relação às equipes que começaram o jogo, do lado celeste, Mano Menezes escalou Raniel no lugar de Fred, que não foi relacionado devido a uma gastroenterite, constatada no dia anterior.

No Guarani, Gian Rodrigues iniciou o jogo com duas modificações na equipe que disputou os amistosos de pré temporada. Magalhães foi escalado no lugar de Vitão, na lateral esquerda. No ataque, Douglas Santana deu lugar à Pedrinho.

Na entrada para o gramado, as duas equipes foram saudadas pelos torcedores presentes.

1º Tempo

Guarani e Cruzeiro abriram o Campeonato Mineiro – Foto: Marcelo Lopes/Portal Centro-Oeste

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, a partida começou com as duas equipes se estudando nos primeiros minutos e logo no início, o Guarani teve a primeira chance. Pedrinho desarmou Dedé e tocou para Charles. Ele seguiu e chutou de fora, nas mãos de Fábio.

Logo após, o time adversário atacou duas vezes pelo lado esquerdo, quase chegando a área do Bugre e na defesa, os passes não eram bem aproveitados pela equipe celeste. Já ofensivamente, o Cruzeiro estava melhor e assim teve a primeira oportunidade. Raniel bateu de fora da área, por cima do gol de Leandro.

Ali, já era visível que a defesa do Guarani não estava postada de forma eficiente. A equipe mandante errou o passe próximo ao meio de campo e aproveitando os espaços no setor de defesa do Bugre, Lucas Silva também arriscou de fora, por cima do gol.

Minutos depois, era a vez do Bugre atacar. Leomir dominou e tocou para Pedrinho. O camisa 9 chutou fraco de fora da área, ficando fácil para Fábio fazer a defesa.

A imagem do Cruzeiro resplandece

Com o mal posicionamento da defesa do Guarani, o ataque veloz do Cruzeiro se sobresaiu. Após passe pela direita de David, Raniel recebeu dentro da grande área e na cara do gol abriu o placar, aos 14 minutos.

O mesmo erro acabou se concretizando no segundo gol cruzeirense, seis minutos depois. Em jogada pela lateral esquerda, Lucas Silva cruzou para Robinho, que finalizou no canto direito de Leandro.

Em desvantagem, o Guarani tentava chegar à ofensividade. Magalhães recebeu pela esquerda e cruzou para a grande área. Na disputa, Fábio ganhou de Pedrinho e ficou com a bola. Em seguida, no contra ataque, o Cruzeiro chegou a mais uma chance. Na entrada da área, Raniel tocou para Robinho, que finalizou muito próximo ao gol. Leandro, bem colocado, fez ótima defesa.

Na velocidade, o Cruzeiro mostrava um comportamento ofensivo eficiente. Pela esquerda, Rafinha lançou para David, que cabeceou para fora, aos 40 minutos. No mesmo lado, o meia puxou para o meio de campo e aos 42, chutou fraco, nas mãos de Leandro.

Elemento surpresa do Guarani

Alemão fez o único gol do Bugre no jogo – Foto: Stéfany Bôscoli/Guarani

Aos 43 minutos, o Guarani tinha o primeiro escanteio cobrado no jogo. Após cruzamento de Leomir, a defesa do Cruzeiro afastou a bola da área, mas no rebote, Alemão ficou com a sobra e finalizou no canto direito de Fábio, levantando os torcedores no Farião.

Com o gol, a confiança do Guarani aumentou. Alemão desarmou no meio de campo e tocou para Pedrinho, que arriscou de fora, mas não acertou a meta de Fábio. No primeiro tempo, o Guarani não cometeu faltas.

2 º tempo

Ambas as equipes voltaram sem alterações para o segundo tempo e com o gol do Guarani, se esperava uma reação dos divinopolitanos. Porém, os adversários jogaram um balde de água fria, logo no início. A defesa do Bugre falhou no corte e Robinho lançou para o meio da área. Raniel ficou com a bola e fez o segundo no jogo e o terceiro do Cruzeiro, aos 40 segundos.

O Guarani tentou pela primeira vez na etapa final. Paulo Morais, pela direita, cruzou para a área e a bola fechada foi desviada por Fábio. Ali, Gian Rodrigues realizava a primeira alteração, colocando Douglas Santana no lugar de Charles e Ewerton Maradona, substituindo Leomir.

Trabalhando a bola no meio de campo, os donos da casa tentavam chegar, mas o Cruzeiro se portava bem defensivamente, impedindo o avanço da equipe divinopolitana. As alterações mudaram a postura defensiva do Bugre, que criou mais uma oportunidade. Pedrinho tocou para Douglas Santana, que finalizou. Fábio fez defesa tranquila.

Era a vez de Mano mexer no Cruzeiro. Lucas Romero e Renato Kayzer entraram no lugar de Lucas Silva e David, respectivamente. Do lado do Guarani, Gian alterou pela última vez, acionando Yuri Ferraz na saída de Denis.

Em vantagem, o Cruzeiro jogava sem preocupação, trabalhando a bola e administrando o jogo, que ocorria de forma morna. Na troca de passes, o Bugre teve mais uma chance com Ewerton Maradona, que  arriscou de longe, por cima do gol. Da mesma forma, Paulo Morais também tentou, aos 32 minutos. O Cruzeiro queimou a terceira alteração, botando Sassá no lugar de Raniel.

O jogo teve poucas faltas e nenhum cartão foi aplicado até os 42 minutos da etapa final, quando Henrique foi penalizado após fazer falta em Douglas Santana. No fim do jogo, Rafinha saiu sentindo a coxa esquerda, após dividida com Yuri Ferraz. Com o apito final, o atual campeão mineiro saiu de Divinópolis com os primeiros três pontos conquistados.

Próximo desafio

O próximo jogo do Guarani será fora de casa, contra o Boa Esporte. A partida será realizada nesta próxima quarta-feira (23), no Estádio Dilzon Melo (Melão), em Varginha, às 20h.

A equipe divinopolitana só jogará no Farião novamente na quarta rodada, contra a Caldense, no dia 30 de janeiro, às 19h.

Ficha de Guarani 1×3 Cruzeiro – Campeonato Mineiro 2019 – Primeira Rodada

Guarani – Técnico: Gian Rodrigues : Leandro; Denis (Yuri Ferraz), João Marcos, Paulão, Magalhães; Renato Xavier, Alemão, Paulo Morais, Leomir (Ewerton Maradona), Charles (Douglas Santana); Pedrinho;

Cruzeiro – Técnico: Mano Menezes: Fábio; Edilson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva (Lucas Romero), Robinho, Rafinha e David (Renato Kayzer); Raniel (Sassá).

Gols: Cruzeiro: Raniel (14 min do 1ºT e 40 seg do 2ºT) e Robinho (20 min do 1ºT)

Guarani: Alemão (43 min do 1ºT)

Comissão de Arbitragem

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistente 1: Pedro Araújo Dias Cotta
Assistente 2: Helen Aparecida Gonçalves Silva
Quarto árbitro: Leonardo Prado Neves Silva
Observador: Renato Cardoso da Conceição