Resultado garantiu liderança geral do Bugre na primeira fase; Guarani x Uberaba e América-TO x Tupynambás serão as semifinais
Marcelo Lopes
Próxima parada, Uberaba! Neste sábado (07), o Guarani empatou com o América-TO por 1 a 1 durante partida realizada pela décima primeira e última rodada da primeira fase do Módulo II do Campeonato Mineiro. Os dois gols foram marcados pela primeira etapa, com Douglas, para o América e Léo Torres, para o Bugre. O resultado consolidou a liderança geral da competição para a equipe divinopolitana, que já está classificada para as semifinais.
Antes do jogo
O Guarani veio para o campo com a tática usada durante quase toda a primeira fase, mas entre os titulares, houve novidades. Ricardo e Magalhães estavam suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Gian Rodrigues iniciou a partida com Bernardo, Wagner Gontijo e Léo Torres, além dos retornos de Alemão, Leomir e Balaio.
Antes do jogo, as duas equipes entraram no gramado engajadas em campanhas sociais. O Bugre, com uma faixa em apoio a iniciativa Todos Contra a Pedofilia. Já o América-TO, apoiando a causa contra o trabalho infantil. Ambas as atitudes foram aplaudidas pelos torcedores.
1º Tempo
No início da primeira etapa, o Guarani começou o confronto com força total. Na oportunidade inicial, aos dois minutos de jogo, Léo Torres arriscou pela direita de fora da área e acertou a trave esquerda do goleiro Paulo, animando os torcedores presentes.
Os ataques continuavam e o Bugre estava com fome de bola, Léo Torres, mais ainda. O atleta, em cobrança de falta, fez a bola passar por todo mundo. No susto, Paulo afastou.
Aos cinco minutos, um lance duvidoso. Durante ataque bugrino, Leomir sofreu falta dentro da área, mas o árbitro, Rodrigo Gomes Lúcio, marcou fora.
O América precisava vencer e até ali, possuía um ataque desenhado. No vacilo da defesa bugrina, Chris recebeu na entrada da área e chutou por cima do gol de Leandro. Foi a primeira chance do time de Teófilo Otoni.
O toque de bola no chão, a principal jogada do Guarani, se fazia presente. Em jogada trabalhada com Leomir e Pedrinho, Léo Torres, inspirado, mais uma vez, arriscou na entrada da área. Paulo fez a defesa.
Já se passavam 14 minutos. O América ganhava dois escanteios consecutivos. As bolas paradas não tiveram perigo ao gol bugrino, mas se instaurava a ofensividade do adversário no momento
América abriu o placar
Aos 21 minutos e meio, em lançamento do meio de campo, Douglas recebeu a bola. A defesa do Guarani vacilou e o atleta do América aproveitou a oportunidade e chutou por baixo das pernas de Leandro, empurrando para dentro do gol em seguida.
“Toma lá, dá cá”
Mesmo atrás do placar, o Guarani estava melhor em campo e o marcador se fez justiça devido ao desempenho do Bugre. Em jogada iniciada em uma cobrança de lateral, Pedrinho arriscou e a bola acertou o travessão. Na sobra, aos 25 minutos, Léo Torres aproveitou e de cabeça empatou o jogo.
O atleta divinopolitano estava realmente imparável. Em mais um ataque, e no desvio da defesa, o atleta pegou a bola no ar, mas para fora.
Em seguida, o América buscava mais uma reação, chegando pela esquerda com Rodrigo José, que deixou Bernardo no chão e cruzou para a área. Douglas cabeceou por cima do gol de Leandro.
O primeiro cartão do jogo saiu direto do banco do Guarani. Vitinho não concordou com uma marcação da arbitragem, o que lhe rendeu o amarelo.
Os dois times buscaram em jogadas de ataque mais chances. Guarani e América insistiam nos minutos finais do primeiro tempo, mas o êxito não foi alcançado. Aos 42, Léo Torres recebeu passe açucarado de Alemão e chutou próximo a pequena área, sendo parado por Paulo.
2º Tempo
Para a etapa final, ambos os times voltaram sem alterações.
Aos 4 minutos, Mayke chegou pela esquerda e arriscou com a perna canhota, mas o chute foi para fora.
O América impunhava as ações para assegurar a vice liderança, finalizando duas vezes no início do segundo tempo.
Em um certo momento, a partida não apresentava chances ofensivas para os dois times, com um jogo concentrado em toques de bola.
A ofensividade americana reapareceu aos 14 minutos. Em jogada de Mayke, Chris, na marca penal, chutou por cima do gol de Leandro.
O Guarani estava acomodado com o resultado e com a vantagem ao favor para a próxima fase, administrando o jogo e segurando um comportamento mais defensivo.
Na partida, o América também sofreu cartões. Yuri, Douglas e Rodrigo José receberam o amarelo.
O Bugre mexia pela primeira vez no time. Gian Rodrigues acionou Yuri no lugar de Alemão. Posteriormente, o treinador tirou Leomir e Paulo Morais e colocou Jonas Marques e o estreante Ktatau.
São Leandro
O lance mais perigoso da segunda etapa aconteceu aos 32 minutos. Em jogada ofensiva do América, Chris foi derrubado na área por Elder. O árbitro marcou pênalti.
Douglas deu cinco passos antes da cobrança, mas bateu mal e baixo no canto esquerdo. Leandro, esperto, defendeu a penalidade.
Bruno Barros fez a única alteração na equipe americana, colocando Geovane no lugar de Rodrigo José.
Com o placar já estabelecido, a curiosidade dos torcedores das duas equipes era para ver quem seriam os adversários de Guarani e América-TO nas semifinais. Como todos os jogos da última rodada aconteciam simultaneamente, a combinação de resultados destas partidas alteravam constantemente os próximos jogos. Do lado bugrino, Tricordiano, Uberaba, Tupynanbás e Betinense se tornavam, em poucos minutos, os possíveis oponentes.
Aos 40 minutos, Chris chega mais uma vez pela esquerda. Ao cortar para o pé canhoto, a bola acertou o travessão, sendo em seguida afastada pela defesa do Guarani, sendo a última oportunidade do jogo. Chris também foi substituído, dando lugar a Rodrigo.
Semifinal vermelha e branca
Com o apito final e o fim da partida com o empate, os confrontos das semifinais já estão definidos. O Guarani enfrentará o Uberaba, que venceu o já rebaixado Social, por 3 a 1.
Com a liderança geral conquistada, o Bugre terá o primeiro jogo a ser realizado no Uberabão, no próximo sábado (14), e decidirá a vaga, em Divinópolis no dia 21 de abril. A equipe divinopolitana poderá jogar com a vantagem de obter dois resultados iguais para se classificar.
As cores vermelhas e brancas também farão parte do outro embate pela próxima fase. América-TO e Tupynambás se enfrentarão nas mesmas datas com o primeiro jogo em Juiz de Fora e o segundo em Teófilo Otoni. Os dois classificados da semifinal disputarão o título do Módulo II e garantem o acesso para a elite do futebol mineiro em 2019.
Segunda divisão
Após perder para o Tupynambás por 2 a 1, o Mamoré, ao lado do Social, são os clubes que estão rebaixados para a segunda divisão do Campeonato Mineiro.
Confira logo abaixo a ficha da partida, os resultados da rodada final e a classificação geral
Campeonato Mineiro – Módulo II – Décima Primeira Rodada – Guarani 1×1 América-TO
Guarani – Técnico: Gian Rodrigues
Leandro; Elder e Wagner Gontijo; Bernardo e Balaio; Kauê, Alemão (Yuri), Leomir(Jonas Marques), Paulo Morais (Ktatau) e Léo Torres; Pedrinho;
América-TO – Técnico: Bruno Barros
Paulo; Leonardo, Bruno, André, Yuri, Renan, Rodrigo José (Geovane), Raul, Chris (Rodrigo), Mayke e Douglas
Gols
América-TO – Douglas (21 minutos e meio do primeiro tempo)
Guarani – Léo Torres (25 minutos do primeiro tempo)
Comissão de Arbitragem
Árbitro: Rodrigo Gomes Lúcio
Assistentes: Magno Arantes Lira e Augusto Magno de Ramos
Quarto Árbitro: Leônidas dos Santos Duroes Junior
Observador: Gilson Quaresma Ornelas
Demais jogos
Uberaba 3×1 Social
CAP Uberlândia 0x2 Ipatinga
Tricordiano 3×0 Nacional de Muriaé
Tupynambás 2×1 Mamoré
Democrata SL 2×1 Betinense
Classificação geral