Os materiais serão encaminhados para o Estação do Esporte; Doações poderão ser feitas neste sábado (21)

Marcelo Lopes

Antes da segunda partida da semifinal do Módulo II do Campeonato Mineiro entre Guarani e Uberaba, outro pontapé será dado, desta vez, no gramado da solidariedade.

Neste sábado (21), a partir das 14h, o Grupo de Educação, Ética e Cidadania (GEEC), realiza, em parceria com o Guarani, o início da campanha Calce um Atleta.

No Estádio Waldemar Teixeira de Faria, será realizada uma ação para a doação de calçados esportivos para a prática de esportes. O material arrecadado será doado para o projeto Estação do Esporte, que atende crianças e adolescentes dos 7 até os 17 anos de idade.

“Vamos dar um chute inicial neste sábado. Nós teremos dois postos de recolhimento em frente às bilheterias do Farião recolhendo tênis e chuteiras, sejam eles novos ou usados”, explicou o professor e comentarista esportivo, Orlando Rosca.

Projeto

Formado em 2015, o Estação do Esporte tem como objetivo a inclusão social, através de atividades físicas.

“A gente tem observado ao longo destes anos que muitas crianças e adolescentes, que se interessam em participar, não tem os materiais que as possibilitem de realizar as atividades”, disse o coordenador da iniciativa, Leonardo Gomes.

A ação social cede uniformes e aulas gratuitamente para os jovens .

O projeto possui práticas esportivas em cinco núcleos, sendo eles Vila das Roseiras, Jardim Candidés, Centro Social Urbano (CSU Interlagos), Poliesportivo do Centro e o Poliesportivo de Ermida, em quatro modalidades diferentes para meninos e meninas.

“São praticados futebol de campo, futsal, voleibol e handebol”, disse Orlando.

Ampliação

Desde dezembro de 2017, a iniciativa conta com incentivos da Secretaria de Estado de Esporte após conseguir a aprovação do projeto em um edital.

“Por intermédio da aprovação, onde na época, se chamava Minas Olímpica, hoje Minas Esportiva, conseguimos um patrocinador para o projeto e em decorrência disso, ampliamos. Era um só professor que dava aula em quatro núcleos, por isso não conseguimos atender tantas crianças e adolescentes”, explicou Leonardo.

Com o recurso vindo de um patrocinador, foi possível a contratação de mais dois professores e um psicólogo para atender as crianças. O projeto que tem também o apoio do Fundo Municipal para Criança e Adolescente passará a distribuir lanches.

Vagas

Segundo Leonardo, ainda existem algumas vagas no Estação Esportiva em alguns horários para serem preenchidas. As fichas podem ser entregues também em um dos núcleos mais próximos.

“A inscrição é feita na sede do GEEC, onde pedimos para que até o responsável faça o procedimento. Existe uma ficha com a relação de documentos necessários”, explica.

A campanha Calce um Atleta continua também após o sábado. As doações podem ser feitas na sede do GEEC, Avenida 21 de abril, número 1594, bairro Santa Clara. Para mais informações, basta entrar em contato pelo número (37) 3222-7644.

Foto de capa: GEEC/Redes Sociais