O próximo compromisso do Bugre é no sábado (09), contra o Tupi, em Divinópolis

Durante a noite deste sábado (02), o Guarani foi a Belo Horizonte e foi perdeu por 2 a 0 para o Atlético, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. O confronto no Independência teve o domínio da equipe da casa, que garantiu o resultado durante o primeiro tempo.

Pré jogo

Ainda sem vencer na competição, o Guarani precisava manter a colocação dentro do grupo de classificação para a próxima fase.

Gian Rodrigues iniciou a partida com praticamente o mesmo time que enfrentou a Caldense, na última quarta-feira (30), porém com algumas mudanças. O zagueiro Élder, após se recuperar de uma lesão no tendão de Aquiles, começou como titular, no lugar de João Marcos. Na lateral direita, Yuri substituiu Denis e no meio, Renato Xavier voltou a equipe.

Já no lado do Atlético, o Galo entrou no gramado do Horto com um time alternativo, devido a partida contra o Danúbio, no Uruguai, que será disputada nesta terça-feira (05), pela fase preliminar da Copa Libertadores da América.

No uniforme, o time da casa estampou a marca do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, em homenagem ao trabalho de resgate realizado pelos militares em Brumadinho.

1º Tempo

O Guarani começou a partida chegando ao ataque duas vezes, com Paulo Morais e Douglas Santana, mas ambos os lances foram parados pela defesa atleticana. O Galo também foi para o ataque em seguida com Maicon, conseguindo um escanteio.

Até ali, um ritmo lento fazia parte do roteiro do jogo. O Guarani trocava passes no campo de defesa, mas com a pressão do Atlético, o chutão era a saída para a equipe de Divinópolis. Em 11 minutos de jogo, o Galo já tinha 04 escanteios ao seu favor. 

O Bugre tentou mais uma vez, em cobrança de falta. Ewerton Maradona cruzou para a área e Léo Silva ganhou de Paulo Morais na disputa pela bola, cortando para a linha de fundo. Aos 17, o Galo chegava com, Vinícius, que fez o passe para Alerrandro. O atacante pegou fraco na hora do chute, ficando fácil para Leandro.

Galo abre o placar

Aos 19 minutos, Guga, pela direita, cruzou na medida para Alerrandro, que testou firme para o gol, sem chances para Leandro. Nesse lance, o Atlético abriu o placar no Independência.

O Galo assustou o Guarani novamente, aos 22 minutos. David Terans bateu direito para o gol, obrigando Leandro a fazer uma difícil defesa, espalmando para escanteio.  Alerrandro recebeu o passe em seguida, mas bateu pra fora.

O segundo

A equipe atleticana dominava a partida e na superioridade, chegou ao segundo gol. Maicon passou a bola para Carlos César, que arrancou e tentou a finalização. Na sobra, Maicon novamente recebeu do lateral e bateu para o gol, marcando, na estreia, o primeiro com a camisa do Galo, aos 32 minutos. Aos 34, Renato Xavier recebeu o primeiro cartão amarelo da partida.

Minutos depois, Leandro salvou o Guarani pela segunda vez. Guga fez cruzamento para Alerrandro, que furou na hora da finalização. Na Sobra, David Terans bateu de primeira e o goleiro do Bugre fez mais uma defesa difícil, evitando o que seria o terceiro gol do Atlético.

2º Tempo

Atlético venceu o Guarani em Belo Horizonte – Foto: Stéfany Bôscoli/Guarani

Sem alterações, na volta, em ambos os lados, o Atlético, em vantagens, iniciou o segundo tempo na troca de passes. O Guarani tinha cautela em avançar. Aos 06 minutos, Yuri foi o segundo do Bugre a ser penalizado com o cartão amarelo.

O Galo continuava na superioridade, durante a segunda metade do jogo. Em 10 minutos, o Atlético chegou duas vezes ao ataque, uma com Guga e a outra com Terans.

Levir Culpi realizou alterações para poupar os atletas que possivelmente enfrentarão o Danúbio. O treinador colocou Matheus Mancini no lugar de Réver e Lucas Cândido substituindo Adilson. Mancini levou o amarelo minutos após a entrada em campo.

O Guarani chegou com Magalhães, mas em cruzamento, a bola ficou nas mãos de Victor. Em seguida, Zé Welison soltou a bomba da entrada da área e obrigou Leandro a fazer mais uma defesa. Pedrinho também chegou na ofensividade, mas a defesa atleticana desarmou a jogada.

Na última alteração do Atlético, Alessandro Vinícius entrou no lugar de Maicon. Do lado do Bugre, Gian Rodrigues tirou Ewerton Maradona para a entrada de Leomir. A única substituição do Guarani na partida.

Bem no jogo, Guga, em velocidade, fez mais um lançamento para a área defendida pelo Bugre. Alessandro Vinícius testou para fora, aos 33 minutos. O Bugre, buscou o ataque novamente com Magalhães, que lançou para a área, mas a defesa do Galo afastou o perigo.

Aos 39, Leandro trabalhou mais uma vez no jogo. Na falha da defesa, Alerrandro arriscou de fora e o goleiro evitou mais um lance perigoso do Atlético. Com a vitória administrada, a equipe da casa passava a trocar passes, esperando o fim da partida.

Com o resultado, o Atlético assume momentaneamente a liderança da competição, com 10 pontos. Já o Bugre, até o momento, caiu para a nona colocação, permanecendo com 03 pontos. A rodada será finalizada neste domingo (03), com Vila Nova x Cruzeiro e Patrocinense x América. URT x Boa Esporte teve a data remarcada para o dia 27.

O Guarani, após uma maratona de cinco partidas em quinze dias, agora terá uma semana inteira de treinamentos. O próximo compromisso será contra o Tupi, em Divinópolis, no dia 09 de fevereiro, às 17h.

Atlético – Técnico: Levir Culpi

Victor; Guga, Léo Silva, Réver (Matheus Mancini) e Carlos César; Zé Welison, Adilson (Lucas Cândido), David Terans e Vinícius; Maicon (Alessandro Vinícius) e Alerrandro

Guarani – Técnico: Gian Rodrigues

Leandro; Yuri, Magalhães, Paulão e Élder; Renato Xavier, Alemão e Ewerton Maradona (Leomir); Pedrinho, Paulo Morais e Douglas Santana

Gols: Atlético – Alerrandro (19 min do 1ºT), Maicon (32 min do 1ºT)

Comissão de arbitragem

Árbitro: Ronei Candido Alves

Assistente 1: Guilherme Dias Camilo

Assistente 2: Pedro Araújo Dias Cotta

Quarto árbitro: Frederico Augusto Pereira Costa

Observador: Adriano Gonçalves