Bugre soma a terceira derrota na competição e segue na zona de rebaixamento; Próximo compromisso é em Divinópolis, contra a URT, no dia 09 de março

Em Juiz de Fora, o Guarani perdeu para o Tupynambás, por 2 a 0, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Mineiro. O Bugre, na partida que marcou o reencontro dos finalistas do Módulo II de 2018, somou a terceira derrota (a primeira para os times do interior), na competição e segue na zona de rebaixamento.

Pré jogo

O time da casa não pôde contar com o zagueiro Adriano, que estava suspenso, mas Felipe Gregory e Matheus Pimenta voltaram a estar à disposição da equipe. Além disso, o atacante Núbio Flávio, recém chegado ao time de Juiz de Fora, também esteve disponível para jogar.

Do lado do Bugre, também houve retornos. O meia Clebson, o zagueiro Reniê e o volante Douglas Dopô, que ainda não atuaram no estadual, retornam de lesão e estiveram à disposição do técnico Gian Rodrigues. 

Visando a primeira vitória e a saída da zona de rebaixamento, o treinador optou por uma formação tática diferente (4-3-1-2). Nos onze iniciais, dentre as novidades, Leomir, Yuri e Charles começaram como titulares.

1º Tempo

Após o início do jogo ter atrasado por cerca de doze minutos, por causa da ausência de ambulância no Estádio Mário Helênio, com a bola rolando, o Tupynambás começou a partida com pressão. Depois de dois erros da defesa do Guarani na saída de bola, os Baetas chegaram a chutar duas bolas na trave, em menos de três minutos. O Guarani respondeu em seguida, em cobrança de falta de Leomir, na ponta esquerda, Elder cabeceou por cima do gol.

Com a lesão de Igor Soares, Felipe Surian foi obrigado a realizar a primeira alteração. O treinador do Tupynambás acionou Ademilson. Aos dez minutos, o Guarani começou a fazer o que faltava em muitas ocasiões nas últimas partidas: chutar ao gol. Pela esquerda, Pedrinho arriscou e fez com que Renan Rinaldi salvasse a meta do time da casa.

Guarani perdeu a terceira no Mineiro – Foto: Stéfany Bôscoli/Guarani

No calor de Juiz de Fora, o Bugre se postava bem, até ali e controlava a bola nos momentos de pressão da equipe adversária, que atacava pelas laterais. O primeiro amarelo do jogo foi para Renato Xavier (o terceiro no campeonato), que deixa o Guarani desfalcado para a próxima partida. Aos vinte minutos, o volante saiu para a entrada de Paulo Morais.

Também por lesão, o Tupynambás fez a segunda substituição. Marcelinho saiu para a entrada de Halisson. Ali, o Guarani cresceu. Em mais um ataque, no toque de bola, Leomir se aproximou e bateu cara a cara com Renan Rinaldi, que fez grande defesa.

Gol deles…

O Guarani estava bem na partida, porém, as falhas no lado esquerdo do setor defensivo acarretaram na abertura do placar para o Tupynambás. Após passe de Matheus Pimenta, Leandro Salino avançou e aos 34 minutos, sozinho, tirou do goleiro Leandro e abriu o placar para os Baetas.

Na vantagem, o Tupynambás buscava administrar o placar no restante da primeira etapa. Na posse de bola, o time de Juiz de Fora aproveitou o espaço na defesa e com Marcel, de fora, arriscou para o gol, fazendo Leandro trabalhar e espalmar para escanteio. Nos minutos seguintes, o Guarani propôs algumas chances, sem sucesso. Lucas Hipólito também recebeu o amarelo, após cometer falta no fim da primeira metade do jogo. 

O Guarani sentiu o gol. No contra ataque, Ademilson carimbou a terceira bola na trave do Tupynambás, aos 46.

2º Tempo

Sem alterações durante o intervalo, as equipes voltaram para o segundo tempo, que começou com o Tupynambás mais postado no campo de defesa, segurando o resultado. O Guarani buscava as jogadas, no toque de bola. Em uma das primeiras finalizações, Rodrigo Dias bateu por cima do gol de Renan Rinaldi.

Nessa tática, o Bugre começou bem a segunda etapa e pressionava a equipe da casa, mas os chutes precisavam estar mais calibrados. Do outro lado, os Baetas não tinham pressa quando tinham a posse de bola, mas em algumas ocasiões, tentaram buscar o contra ataque.

Em jogada dentro da área, o Guarani pediu a marcação de um pênalti, porém o árbitro Enivaldo Lopes da Silva não viu o lance da mesma forma, o que acarretou em reclamação dos jogadores do banco de reservas. Falando nisso, Gian Rodrigues realizou a segunda substituição, acionando Douglas Santana no lugar de Paulo Morais.

Renan Rinaldi estava em partida inspirada. Em jogada de Charles, que arriscou de fora da área, o goleiro do Tupynambás trabalhou mais uma vez, espalmando para a linha de fundo. Era a pressão do Guarani, que precisava ter boas conclusões para igualar o placar, aos dezenove minutos.

O Guarani criava e o ataque era presente. Rodrigo Dias acertou a trave, mas a arbitragem já marcava impedimento. Já o Tupynambás também começou a pressionar com a ineficiência da defesa do Bugre, através das jogadas de Matheus Pimenta, que fazia grande partida. A equipe de Juiz de Fora chegou a ter duas chances claras de gol, perdendo a oportunidade de ampliar o marcador.

Como última alteração do Bugre, Ewerton Maradona substituiu Leomir. No lado do Tupynambás, Ygor entrou no lugar de Núbio Flávio. Magalhães, ao cometer falta, também levou o terceiro amarelo e desfalca o Guarani na próxima partida.

Quem não faz, leva

Se o ataque se esforçava, não era possível dizer o mesmo do setor defensivo do Guarani, que falhou mais uma vez. Aos 41 minutos, Ygor fez o que o Bugre não aproveitou durante toda a segunda etapa. Com a defesa aberta, o atleta do Tupynambás arriscou de fora da área e acertou o canto de Leandro, sacramentando a vitória em Juiz de Fora.

Com o resultado, o Tupynambás se salva de vez do rebaixamento. Já o Guarani permanece no Z2, na décima primeira colocação, com cinco pontos.

O próximo compromisso do Guarani é contra a URT, no dia 09 de março, em Divinópolis, às 16h.

Tupynambás 2×0 Guarani – Campeonato Mineiro, oitava rodada

Tupynambás – Técnico: Felipe Surian

Renan Rinaldi; Paulinho, Marcelinho (Halisson), Felipe Gregory e Lucas Hipólito; Leandro Salino, Leandro Salino e Igor Soares (Ademilson); Núbio Flávio (Ygor), Matheus Pimenta e Marcel

Guarani – Técnico: Gian Rodrigues

Leandro; Rodrigo Dias, Paulão, Elder e Magalhães; Yuri, Alemão, Renato Xavier (Paulo Morais), (Douglas Santana) e Leomir (Ewerton Maradona); Charles e Pedrinho

Gols

Tupynambás: Leandro Salino (34 min do 1ºT)

Ygor (41 min do 2ºT)

Comissão de arbitragem

Árbitro: Enivaldo Lopes da Silva

Assistentes: Marcus Vinicius Gomes e Ricardo Vieira Rodrigues

Quarto árbitro: Wagner Ferreira de Souza

Observador: Angelo Antônio Ferrari