Gols foram marcados por Leomir e Marcelo Quilder; Derrota fez o Betinense cair para a terceira posição;

 

Marcelo Lopes

Rumo para a próxima fase! Nesta quarta-feira (28), o Guarani venceu o Betinense por 2 a 1 e garantiu, de forma antecipada, a classificação para as semifinais do Módulo II do Campeonato Mineiro. Os gols bugrinos foram marcados por Leomir e Marcelo Quilder e a partida teve um clima disputado e tenso, em um verdadeiro confronto de líderes.

Antes do jogo

Yuri já estava confirmado no lugar de Kauê, que cumpriu suspensão. No ataque, Gian Rodrigues optou por escalar Diego Silva no lugar de Pedrinho.

O Estádio Waldemar Teixeira de Faria esteve tomado de torcedores. O clima do jogo era propício para o grande público, no qual 2.603 pessoas estavam presentes para acompanhar os 90 minutos no Farião.

1º Tempo

A primeira etapa já se iniciou mostrando o que teria durante toda a partida. Momentos disputados, jogo duro e um roteiro eletrizante.

Nos primeiros minutos, o Bugre já tinha uma falta favorável, na qual o divinopolitano Michel Elói, meia do Betinense, sofreu cartão amarelo com um minuto de jogo. Na cobrança, a chance não foi bem aproveitada.

Aos sete minutos, o Guarani reforçava as oportunidades ofensivas. Paulo Morais tomou a bola e fez jogada pelo meio em velocidade. Em lançamento para a área, a bola sobrou nas mãos do goleiro Glaycon.

Pelo meio de campo, veio mais uma jogada de ataque a favor dos divinopolitanos. Em lançamento para a direita, Paulo Morais novamente recebeu e cruzou para a área, mas a bola passou por todo mundo, não encontrando um destino.

Yuri aproveitou a chance de titularidade e se posicionou bem dentro de campo. Se portando como volante, o atleta marcava efetivamente as saídas de bola da equipe serranense.

Após os quinze minutos, a partida se equilibrou, mas o domínio de posse de bola era inteiro do Guarani, com precisas trocas de passe e uma maior posse de bola.

Quando a torcida crescia nas arquibancadas do Farião, o Guarani cobrava uma falta pela direita com Leomir. No cruzamento,  Elder subiu mais alto e cabeceou, mas pra fora.

Em mais uma chance, Magalhães arriscou de fora, mas a bola passou do lado esquerdo de Glaycon.

A defesa do Guarani trabalhou pouco, mas se portou bem quando foi acionada. O ataque, por sua vez, era constante. Em mais uma chance de bola parada, Leomir cobrou quase certeiro, tirando tinta da trave.

Marcelo Albino se viu na obrigação de realizar a primeira mudança na equipe do Betinense.Magno entrou no lugar de Abner, que saiu machucado.

Chute certeiro

Guarani se classifica vencendo por 2 a 1 – Foto: Stéfany Boscoli/Guarani

Após tanta insistência, o primeiro gol bugrino saiu. Aos 29 minutos, Ricardo realizou lançamento pela direita e após corte da defesa do Betinense, Leomir recebeu e cortou para o pé direito, que não é o bom, mas finalizou certeiro em um chute cruzado, fazendo a bola morrer no canto esquerdo de Glaycon. 1 a 0 no placar.

Magno, com poucos minutos em campo, recebeu o cartão amarelo por falta no centro do gramado.

O Guarani continuava insistindo. Em jogada pela esquerda, Alemão recebeu e arriscou para fora.

A equipe serranense cometeu muitas faltas nos primeiros 45 minutos e em uma delas,  Leomir cruzou na cabeça de Elder, que cabeceou pra fora.

Após o apito que encerrou a etapa inicial ser soado, os jogadores do Betinense discutiram com a arbitragem. Já os jogadores do Guarani, deixaram o gramado ao som dos aplausos dos torcedores.

2º Tempo

As duas equipes voltaram para a segunda etapa sem alterações. No reinício da partida, o Betinense ganhou escanteio, mas a finalização passou distante do gol de Leandro.

Durante ataque de Magalhães pela ponta esquerda, Usiel derrubou o camisa 11 do Bugre. Diante disso, o árbitro Igor Júnio Benevenuto, aplicou o amarelo para o atleta do Betinense.

O time de Nova Serrana voltou com uma atitude diferente, e em uma das oportunidades acabou assustando. Em chute de Hiwry de fora da área, a bola explodiu na trave esquerda de Leandro.

Os serranenses passavam a gostar do jogo, passando a ter uma maior posse de bola até ali.

Diego Silva, caído no gramado, precisou ser atendido e não prosseguiu na partida. Como primeira alteração, Gian acionou o estreante Marcelo Quilder, aos 9 minutos.

Estreante amplia

Marcelo Quilder estréia com gol – Foto: Stéfany Boscoli/Guarani



O Guarani, com a alteração, volta a impor o ataque. Ricardo, em jogada pela direita realizou cruzamento rasteiro, que chegou nos pés de Marcelo Quilder, marcando o primeiro gol com a camisa bugrina. 2 a 0.

Após o segundo gol, o time divinopolitano mudou novamente. Magalhães deixou o campo, dando lugar a Léo Torres. Do lado do Betinense, Pilar e Guilherme entraram substituindo Bruno Mineiro e Cainã.

Reação serranense

Em um lance de bola parada, o Betinense diminuiu o placar. Após cobrança de falta lateral perto da área bugrina, a bola passou por todo mundo até chegar em Magno, que recebeu e frente a frente com Leandro, não desperdiçou, chutando rasteiro. 2 a 1.

O gol dos visitantes mostrou que o time estava em uma crescente reação na partida. O ritmo do Guarani caiu e a defesa do Betinense fechou os caminhos de ataque. Ofensivamente, a equipe de Nova Serrana havia invertido a situação tática, porém, não soube aproveitar as chances obtidas.

Yuri recebeu o amarelo por conduta antidesportiva. Na última alteração do Guarani,Paulo Morais saiu por lesão​, dando lugar Vitinho. Nas três alterações, Gian Rodrigues acionou jogadores de ataque, com isso, o time voltou a se animar na partida, obtendo trocas de passes consistentes e insistindo em chances de gol.

Em uma destas chances, no contra ataque, Léo Torres tocou para Leomir, que chutou de fora aos 41 minutos, mas Glaycon fez excelente defesa e desviou para escanteio.

Os ânimos se exaltaram um pouco mais. Em confusão, Kanu, do Betinense e Marcelo Quilder, do Guarani, receberam o amarelo. Outro que foi amarelado foi Leomir. Devido ao cartão, o camisa 10 do Bugre não irá para Patos de Minas, enfrentar o Mamoré, na próxima rodada, cumprindo suspensão.

Após tanta tensão nos minutos finais. O apito do juíz soou. Conquistando a oitava vitória no campeonato, o Guarani permanece na liderança, com 22 pontos, e conquista a classificação matemática e antecipada para as semifinais do Módulo II. Porém, antes de avançar à próxima fase, o time terá mais duas rodadas pela frente.

O próximo confronto será contra o Mamoré, neste sábado (30), às 16h, em Patos de Minas.

Com a derrota, o Betinense caiu para a terceira colocação, com 17 pontos. O novo vice líder é o América-TO, que venceu o CAP Uberlândia por 2 a 1 e agora soma 19 pontos. A próxima partida dos serranenses será também neste sábado, contra o CAP, às 16h, na Arena do Calçado.

 

Confira logo abaixo a ficha da partida

 

Campeonato Mineiro – Módulo II – Nona Rodada – Guarani 2×1 Betinense

Guarani – Técnico: Gian Rodrigues

Leandro; Elder e Mancha; Ricardo e Balaio; Alemão, Yuri, Leomir, Paulo Morais (Vitinho) e Magalhães (Léo Torres); Diego Silva (Marcelo Quilder);

Betinense – Técnico: Marcelo Albino

Glaycon, Usiel, Breno, Guilherme, Eloi, Abner (Magno), Hiwry, Cainã (Guilherme Junio), Bruno Mineiro (Pilar), Kanu e Wendel;

 

Gols

Guarani: Leomir (29 minutos do 1ºT) e Marcelo Quilder (10 minutos do 2ºT)

Betinense: Magno (17 minutos do 2ºT)

 

Comissão de Arbitragem

Árbitro: Igor Júnio Benevenuto

Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira e Rodney Faria Lima

Quarto Árbitro: Walberth Ribeiro de Abreu