Em período de férias e de festividades a doação de sangue reduz. O reflexo disso, em Divinópolis e no restante de Minas Gerais, foi a queda no estoque nos Hemominas. A situação é considerada preocupante, principalmente em relação aos tipos sanguíneos “O” positivo e negativo.

“O estoque em todo o estado está 11% abaixo do ideal, uma situação bastante preocupante. Estamos, inclusive, com baixas de cerca de 40% na reserva do tipo sanguíneo O- e de 30% do tipo O+. Em situações de emergência, o sangue O- é muito importante nos casos em que pessoas chegam aos hospitais sangrando muito”, explica a gerente de captação da Fundação Hemominas, Heloísa Gontijo.

Diante deste cenário, a Fundação Hemominas faz um apelo para que a população doe sangue, especialmente, nesta semana.

“Pedimos às pessoas que nos ajudem a refazer o estoque. Em 2016, o carnaval veio numa sequência muito próxima ao mês de janeiro, de férias, época em que muitos estão viajando, estão fora de suas cidades”, observa Heloísa. “Compareçam aos hemocentros. Liguem no número 155, opção 8, e marquem data e hora para a doação”, reforça aos voluntários.

 Para doar sangue, o candidato deve ter entre 16 e 69 anos, peso acima dos 50Kg, estar em condições plenas de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h e estar alimentado. Na oportunidade, o candidato deve apresentar documento original oficial com foto, filiação e assinatura. São retirados aproximadamente 450ml de sangue, em poucos minutos, volume que, além de não fazer falta ao doador, contribui para salvar até quatro vidas.

Para conferir o horário de atendimento das unidades, as pessoas podem acessar www.hemominas.mg.gov.br. No mesmo endereço, é possível, ainda, realizar o agendamento online da doação de sangue. Todas as condições, critérios e restrições podem ser consultados neste link página da Hemominas.