Lorrayne Andrade

Os índices de criminalidade em Divinópolis vêm aumentando significativamente e o número crescente de homicídios é uma prova disso. A quantidade de assassinatos em 2017 já é cerca de 30% maior que em 2016. Ao todo neste ano já são 31 casos, uma média de 4 mortes violentas por mês, enquanto em julho de 2016 foram contabilizados 24 homicídios, segundo dados da Polícia Civil.

De acordo com o delegado responsável Marcos Henrique Mont’Alverne, atualmente já  foram presas 15 pessoas somente com relação aos homicídios de 2017. Desses assassinatos, aproximadamente metade possui autoria definida a partir das investigações.

Ainda segundo o delegado, muitos dos casos são referentes a disputas entre facções rivais do tráfico de drogas. De todas as mortes decorrentes de ação violenta, o que engloba homicídios e latrocínio, somente uma vítima não tinha envolvimento com o crime.

“Como é um comércio ilícito e muito lucrativo, gera muitas disputas por poder entre os traficantes. Em Divinópolis, nos meses de maio e junho, tivemos um acréscimo no número de homicídios devido à disputa entre facções dos bairros Serra Verde e Danilo Passos. Após esses crimes ocorrerem, a Polícia Civil conseguiu identificar os autores destes crimes, de forma que cinco deles foram presos. Alguns já estavam inclusive foragidos em outras cidades e até em outro Estado”, disse o delegado.

Ações

Com intuito de diminuir a violência que vem assustando a população, a Polícia Militar (PM) tem realizado ações, como por exemplo a “Operação Inquietação”, através de blitz, captura de foragidos da justiça, monitoramento, além de abordagens a pessoas e veículos suspeitos.

Já o papel da Polícia Civil é a investigação.

“Após a ocorrência de um crime contra a vida são levantadas informações ainda no local do fato sobre motivação e identificação dos autores. Apesar das dificuldades de obtenção de provas e testemunhas, haja vista que as pessoas que presenciam casos muitas vezes não querem contribuir com as investigações por temer represálias, um exemplo da ação da Polícia Civil foram as prisões dos autores dos homicídios”, explica o delegado.

Por isso, além da atuação dos órgãos de segurança, a Polícia sempre ressalta a importância da colaboração da sociedade através de denúncias, que podem ser feitas anonimamente pelo 190 e 181.

Foto de capa: Lorrayne Andrade