![Nova maternidade deve ser instalada em até dois anos em Divinópolis assinatura protocolo de intenções com o grupo neocenter divinópolis](https://portalgerais.com/wp-content/uploads/2025/02/assinatura-protocolo-de-intencoes-com-o-grupo-neocenter-divinopolis-910x512.webp)
Município doará terreno para o grupo Neocenter; Prefeito diz que proposta deverá assegurar atendimento pelo SUS
Com investimento previsto em R$ 27 milhões, a assinatura do protocolo de intenções com o grupo Neocenter ocorreu nesta segunda-feira (10/2) na Prefeitura de Divinópolis. A previsão é de que, em até dois anos, a unidade — referência em maternidade e pediatria — comece a funcionar em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas.
Com a promessa de gerar 170 empregos diretos já no primeiro ano de funcionamento, o município pretende doar o imóvel localizado próximo à Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O projeto será encaminhado à Câmara, e, conforme antecipado pelo prefeito Gleidson Azevedo (Novo), deverá prever também a garantia de vagas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A gente pretende, com essa doação do terreno, pedir, dentro do projeto, que sejam ofertadas vagas para o SUS”, afirmou o prefeito.
Conforme Azevedo, o projeto possui grande impacto para a população local.
“Divinópolis é a capital do Centro-Oeste mineiro e referência em saúde para várias cidades. Muitos pacientes vêm para cá em busca de atendimento. Investir nessa área garante dignidade para a população”, afirmou Gleidson.
Doação de terreno para instalação da maternidade em Divinópolis
O prefeito acredita que os vereadores autorizarão a doação devido ao benefício direto que o empreendimento trará para a cidade.
“Espero que os vereadores reconheçam a importância do hospital e aprovem a doação. Será um grande benefício para Divinópolis e para a saúde da população”, disse.
O definição do cronograma de obras depende da aprovação do projeto.
Investimentos na Saúde
O presidente da Neocenter, Wagner Neder, enfatizou o potencial de Divinópolis para receber o investimento.
“Divinópolis é uma cidade progressista, com uma estrutura hospitalar excelente e médicos altamente qualificados, especialmente nas áreas de pediatria e obstetrícia. Nosso objetivo é agregar valor à saúde local”, explicou Neder.
Quando concluído, o hospital pediátrico atenderá parturientes, recém-nascidos, crianças prematuras, assim como aquelas com anomalias congênitas que precisem de cirurgia.
Neder destacou que a intenção é oferecer uma assistência completa ao binômio mãe e filho, assim, criando condições ideais para um atendimento de qualidade.
Estrutura Inicial do Hospital
De acordo com o Grupo Neocenter, o projeto inicial do hospital prevê um investimento de R$ 27 milhões e contará com 50 leitos, distribuídos da seguinte forma: 20 para obstetrícia, 20 para CTI pediátrico (neonatos e lactentes) e 10 para pós-operatório e pós-CTI.
Além disso, o hospital contará com um ambulatório completo, oferecendo especialidades e subespecialidades.
O presidente da Neocenter afirmou que, após a primeira fase, o projeto será ampliado para atender uma demanda maior. Dessa forma, podendo gerar 400 empregos diretos.
Vereador destaca importância da nova maternidade para Divinópolis
O vereador Rodyson do Zé Milton (PV), um dos principais articuladores do projeto, ressaltou a relevância da iniciativa para Divinópolis.
“Estamos trabalhando para que esse hospital se torne realidade. Sabemos da importância de ampliar o atendimento pediátrico na região, e a parceria com a Neocenter é fundamental para isso”, afirmou.
Ele também destacou o compromisso da Câmara Municipal com o projeto.
“Os vereadores estão cientes do impacto positivo que o hospital trará. Vamos analisar a proposta com responsabilidade e sempre pensando no melhor para Divinópolis”, completou.
Hospital Regional
Além do hospital pediátrico, a cidade aguarda também a inauguração do Hospital Regional, uma promessa feita pelo governador Romeu Zema para este ano.
A expectativa é que ambos os empreendimentos ampliem significativamente o acesso à saúde para a população local. O hospital regional com 100% das vagas do Sistema Único de Saúde (SUS).