Déficit mensal é de R$ 1,2 milhão (Foto: Divulgação)

 

Arthur Tótoli

A Secretaria de Saúde Municipal de Divinópolis divulgou na tarde deste sábado, 17, por meio da sua Diretoria de Vigilância em Saúde o laudo que consta o resultado dos alimentos responsáveis pelo surto de intoxicação alimentar que afetou aproximadamente 70 funcionários no dia 15 de setembro.

Na época várias amostras de alimentos e exames dos colaboradores foram colhidos para análise.  A Fundação Ezequiel Dias de Belo Horizonte (FUNEB/BH) fez a análise e constatou que foi isolado salmonela no feijão tropeiro servido na refeição do dia, o que confirma o isolamento de salmonela nas fezes dos pacientes.

 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em nota, a Semusa ainda retifica que quando começaram as investigações do surto foi lavrado um Laudo de Vistoria para correção de irregularidades em 30 dias, Termo de Intimação para providenciar condições adequadas de higienização das mãos e limpeza do piso em 48h e outro para protocolar projeto arquitetônico na VISA dentro do prazo de um mês. Foi realizada um reunião com representantes do Hospital São João de Deus, entre eles, nutricionista, RT e responsável pela hotelaria e limpeza, a fim de repassar orientações.

Tanto o hospital quanto a Semusa se comprometeram em apresentar um projeto arquitetônico em prazo máximo de 30 dias. Durante este período o HSDJ vai intensificar a higienização do local, das mãos e melhorar os fluxos de produção, evitando assim, a contaminação cruzada dos alimentos e outros que possam fazer algum mal a saúde.