Plebiscito em prol do hospital são joão de deus de Divinópolis
Foram 20 dias recolhendo as assinaturas (Foto: Pedro Henrique Jonas)
Plebiscito em prol do hospital são joão de deus de Divinópolis

Movimento é liderado por sindicalistas (Foto: Pedro Henrique Jonas)

A partir desta segunda-feira (24) até o dia próximo dia 15 de dezembro, cidadãos de Divinópolis e alguns municípios vizinhos como Carmo do Cajuru e Nova Serrana, poderão expressar suas opiniões no plebiscito “Hospital São João de Deus 100% SUS”. A consulta popular foi organizada para saber se a população concorda com o atendimento apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a sindicalista Cida Oliveira, do Sintemmd, a estimativa é de que dez mil pessoas participem do plebiscito. O resultado será protocolado e encaminhado para os órgãos estaduais e federais responsáveis pela administração do hospital.

“As pessoas estão vindo, querendo saber sobre a situação. Nosso objetivo é que com essa consulta popular, a gente construa um documento público, que será destinado aos governos municipal, estadual e federal, para que eles intervenham no hospital, no sentido de transformá-lo em um hospital que atenda 100% pela rede publica.”

Dona Vicentina Maria Venâncio, de 73 anos, quis participar do movimento e votou em apoio à proposta, segundo ela o Hospital São João de

Plebiscito em prol do hospital são joão de deus de Divinópolis

Dona Vicentina já registrou o voto dela (Foto: Pedro Henrique Jonas)

Deus é de extrema importância para os divinopolitanos.

“Eu acho muito importante o plebiscito, porque sem o São João de Deus aqui a gente está sem condições de atendimento. Minha família toda já foi atendida no hospital e por isso sou a favor.”

Ainda segundo a sindicalista, a ação do povo é o que trará resultados positivos para a própria população.

 “Essa ação é concreta, que é trazer da população o sentimento de todos, que é de ver o hospital recuperado e tratando bem da saúde das pessoas, que hoje chegam ali e ficam muito tristes porque as portas estão fechadas em cada serviço. Maternidade fechou, o ambulatório está agonizando, até a rede particular está deixando a desejar.”

 “Vamos fazer de tudo que for possível para que essa ação popular dê resultado no sentido de recuperar o hospital de fato.”

Para votar, as pessoas podem se dirigir aos pontos de votação em Divinópolis que ficam no quarteirão fechado da Rua São Paulo, na Rua Pernambuco em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos, no Hospital São João de Deus, e nas sedes dos sindicatos: SINDEESS, SINTEMMD, SINDIUDE e SINTRAM. A urnas também foram colocadas em Carmo do Cajuru, São Sebastião do Oeste e Nova Serrana. É necessário documento de identidade ou CPF.