O risco de extinção da Fundação ainda não foi descartado (Foto: Amanda Quintiliano)

O Hospital São João de Deus em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis realizará nos dias 22 e 23 de fevereiro, próxima quarta e quinta-feira, o “Mutirão de Glaucoma”. Cerca de 200 pessoas de cidades da Macrorregião Oeste de Minas farão o acompanhamento na unidade de saúde.

O glaucoma é uma doença que provoca danos irreparáveis no nervo óptico. Ele atinge o nervo que carrega informações visuais recebidas pelo olho ao cérebro e o tratamento varia de acordo com cada caso, desde o uso de colírios e medicamentos até cirurgias.

No primeiro momento, para os atendimentos, as Unidades de Pronto Atendimento da cidade encaminham os pacientes para uma consulta com o médico oftalmologista no HSJD com autorização da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA. Após a avaliação, o paciente é orientado para a realização de exames (campimetria computadorizada, mapeamento de retina, gonoscopia e paquimetria corneana). Sendo diagnosticado, o paciente será atendido no ambulatório do HSJD, onde será avaliado por um médico oftalmologista, especialista em glaucoma. Em seguida, os pacientes iniciam o tratamento participando dos mutirões e fazendo um controle trimestral para verificar a pressão intra ocular e a necessidade de uso de colírios.

O “Mutirão de Glaucoma” será realizado nesta quarta (22) e quinta-feira (23), de 7h às 11h30min. e de 13h às 16h30.